LUTO

Entenda a ligação de Zagallo com o número 13

Ícone da Seleção Brasileira, Zagallo carregava grande ligação com o número 13; ex-jogador e técnico explicou já a origem da superstição
Foto do autor
Compartilhe

Símbolo de azar em diversas culturas, o número 13 tinha outro sentido para Mário Jorge Lobo Zagallo. O ex-atacante e técnico da Seleção Brasileira via a marca como um grande sinal de sorte. E é possível dizer que a sorte esteve ao lado do Velho Lobo, que fez história como a única pessoa a vencer quatro vezes a Copa do Mundo.

Zagallo morreu nessa sexta-feira (5/1), aos 92 anos. O sentimento de luto geral foi registrado em homenagens e mensagens de despedida publicadas nas redes sociais de clubes e entidades. Foram quase seis décadas de dedicação total ao esporte mais popular do mundo.

Leia: Morre Zagallo, ídolo do futebol brasileiro, aos 92 anos

Zagallo e o número 13

A responsável pela obsessão do ex-treinador com o 13 tem nome: Alcina de Castro Zagallo. Viúvo desde 2012, Zagallo foi casado por 57 anos e teve quatro filhos com a ex-professora. A fé católica da esposa é que deu origem à ligação com o número.

Alcina era devota de Santo Antônio, cuja data celebrativa é 13 de junho, o mesmo dia em que se casou com Zagallo em janeiro de 1955. A partir daí, o número do padroeiro dos casamentos se tornou também um marco da carreira do Velho Lobo.

Seja como jogador ou técnico, o 13 estava lá. Zagallo fazia contas com palavras e frases, estampava o símbolo nas camisas que vestia e buscavas ligações que poderiam até parecer improváveis. Mas sempre havia um jeito de traçar um paralelo e buscar a “sorte”.

Leia: Clubes e entidades homenageiam ídolo Zagallo

Apartamento? No 13º andar. Números da placa do carro? 1313. ‘Brasil campeão’? 13 letras. Se tinha Zagallo na jogada, também tinha o número 13 em algum lugar. Assim se construiu a trajetória do maior vencedor da história da Seleção Brasileira.

“O 13 não é superstição, o 13 é santo Antônio, fui influenciado pela minha mulher. A própria imprensa fez com que o 13 voasse mais alto, e o 13 ficou do meu lado, como fé e como número da sorte”, disse o multicampeão em uma de suas passagens mais memoráveis.

Compartilhe