Bicampeão da Copa do Mundo com a Seleção Brasileira, Ronaldo Nazário lamentou muito a morte de Zagallo, aos 92 anos. Atual sócio majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, o ex-atacante se emocionou ao publicar um texto de despedida nas redes sociais, neste sábado (6/1), em homenagem ao ícone do esporte nacional.
Ronaldo e Zagallo trabalharam juntos por mais de dez anos a serviço da Seleção. O Fenômeno encantava o mundo com suas arrancadas, dribles e gols, enquanto o Velho Lobo coordenava o time.
As duas referências da Seleção Brasileira foram campeãs mundiais juntas em 1994, nos Estados Unidos, e em 2002, na Coreia do Sul e Japão. Na primeira, Ronaldo não entrou em campo, mas fez parte do elenco tetracampeão.
Homenagem de Ronaldo a Zagallo
“Zagallo tem um significado enorme na minha vida e carreira, mas sua grandeza transcende as relações interpessoais. O que ele representa para o mundo, para o esporte e para o país é de uma dimensão tão fora do comum que, hoje, com a sua partida, muitos falarão em fim de uma era. Direi diferente: sua era é eterna. Zagallo Eterno tem 13 letras.
O Velho Lobo é o último dos campeões do mundo de 1958 a nos deixar; o último de uma geração que colocou o Brasil no mapa do futebol; o único tetracampeão mundial. Sorte a nossa que teve de engolir essa lenda e aprender com sua paixão pela Seleção Brasileira o verdadeiro sentido da amarelinha. Sorte a minha que tive a sua direção em campo – sem dúvida alguma, meu melhor técnico – e a sua mentoria para além das quatro linhas – Mario Jorge também foi um pai pra mim.
Sua trajetória é extraordinária. Seu legado é inigualável. São 92 anos de história e o que fica comigo é a lembrança da sua emoção em vida – intensa, expressiva, apaixonada -, em todos os momentos compartilhados.
Obrigado, mestre. Te amo. Descanse em paz”.
Morte de Zagallo
Zagallo estava internado desde 26 de dezembro e morreu aos 92 anos nessa sexta-feira (5/1) por falência múltipla de órgãos, no Hospital Barra D’Or, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A morte foi anunciada publicamente por meio de uma publicação nas redes sociais do ídolo, neste sábado.
Mario Jorge Lobo Zagallo nasceu em Atalaia, Alagoas, no dia 9 de agosto de 1931. Mudou-se para o Rio de Janeiro quando tinha apenas oito meses de idade.
Apaixonou-se por futebol e se tornou uma lenda. Foi tetracampeão da Copa do Mundo: conquistou o título duas vezes como jogador (1958 e 1962), uma como técnico (1970) e uma como coordenador (1994).
Como jogador, atuou por América-RJ, Flamengo e Botafogo. Depois, já como treinador, dirigiu os quatro grandes do Rio de Janeiro, a Seleção Brasileira e outras equipes do futebol nacional e internacional.