O futebol brasileiro está de luto com a morte de Zagallo, ex-atacante e técnico. A lenda nacional e internacional morreu no Rio de Janeiro nessa sexta-feira (5/1), aos 92 anos, por falência múltipla de órgãos. Ao longo da vitoriosa carreira, o “Velho Lobo” já desfilou o talento em Minas Gerais.
Antes de embarcar em 1958 para a Suécia, onde conquistou com a Seleção Brasileira o primeiro título da Copa do Mundo, Zagallo treinou com os companheiros da Amarelinha em Poços de Caldas, no Sul do estado.
Leia também:
- Galvão Bueno chora ao homenagear Zagallo
- Jornalista polemiza ao afirmar que brasileiros enaltecem Zagallo para ‘diminuir Pelé’
Além dele, Pelé, Pepe, Gylmar, Castilho, Zito, Didi, Vavá, Mazzola e outros grandes nomes que fizeram história na Seleção treinaram em terras mineiras, no Estádio Coronel Cristiano Osório.
Ao todo, foram dez dias em Poços de Caldas, hospedados no Palace Hotel. A rotina incluía banhos termais, mecanoterapia, exames médicos, odontológicos, psicológicos, cuidados estéticos e atividades recreativas. Os jogadores também tinham momentos de lazer, todos eles no Country Club.
Outra cidade que teve o privilégio de receber Zagallo e a Seleção naquela ocasião foi Araxá, no Triângulo Mineiro. Foi uma breve passagem antes do embarque dos atletas brasileiros para a Suécia.
Os jogadores fizeram uma pré-temporada em Araxá antes da competição. Na ocasião, a delegação ficou hospedada no Complexo do Barreiro. Além dos treinos, os jogadores usaram o espaço para pescar, jogar tênis de mesa e outras atividades recreativas.
A visita dos craques parou a cidade. Relatos locais contam que a administração liberou transporte público gratuito para a população ir ao aeroporto receber a Seleção.
Veja fotos:
Morte de Zagallo
Zagallo estava internado desde 26 de dezembro e morreu aos 92 anos nessa sexta-feira (5/1) por falência múltipla de órgãos, no Hospital Barra D’Or, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A morte foi anunciada publicamente por meio de uma publicação nas redes sociais do ídolo, neste sábado.
Mario Jorge Lobo Zagallo nasceu em Atalaia, Alagoas, no dia 9 de agosto de 1931. Mudou-se para o Rio de Janeiro quando tinha apenas oito meses de idade.
Apaixonou-se por futebol e se tornou uma lenda. Foi tetracampeão da Copa do Mundo: conquistou o título duas vezes como jogador (1958 e 1962), uma como técnico (1970) e uma como coordenador (1994).
Como jogador, atuou por América-RJ, Flamengo e Botafogo. Depois, já como treinador, dirigiu os quatro grandes do Rio de Janeiro, a Seleção Brasileira e outras equipes do futebol nacional e internacional.