Rainha do futebol mundial, Marta recebeu o devido reconhecimento durante o Prêmio The Best, promovido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Como forma de homenagem, a entidade imortalizou a camisa 10 nesta segunda-feira (15/1). A brasileira é, entre homens e mulheres, a única a receber a honraria ainda em atividade.
Marta parece não ter se acostumado a subir no palco da premiação, mesmo após erguer seis troféus Bola de Ouro (em 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018). Quando convidada para receber a honraria, não poupou as lágrimas e se aprofundou no discurso. Como de costume, a camisa 10 da Seleção Brasileira não abandonou a luta fora de campo e, mais uma vez, pediu respeito.
Eu posso agradecer às companheiras, agradecer ao staff, à família, mas isso aqui é, sem dúvida, algo muito mais especial. É difícil até de encontrar palavras. Mas eu quero que, assim como eu, todas as jogadoras, todas as mulheres possam enxergar um futuro promissor. Que não seja direcionado somente ao futebol, ao esporte, mas a qualquer atividade. Porque o que a gente busca diariamente, através daquilo que Deus nos destinou a fazer, é fazer com que o mundo seja melhor para todos, sem distinção. É buscar igualdade, é buscar respeito
Marta no Prêmio The Best
Na sequência, agradeceu a honraria e disse que representa estímulo: “Quero aqui agradecer a Fifa e a toda a comunidade mundial do futebol pela homenagem que estou recebendo em vida e ainda em atividade. E quero dizer que isso é, sem dúvida, uma grande motivação pra que a gente continue buscando evoluir, porque há sempre o que aprender”.
Marta vai jogar a Olimpíada em 2024?
Ao receber a homenagem, Marta mencionou a Olimpíada de Paris, em 2024. A camisa 10 da Seleção Brasileira deixou a participação em aberto: “em ano olímpico, quem sabe jogar mais uma Olimpíada. E depois eu vou ter as respostas se vou continuar ou não (jogando)”.
Em 19 de fevereiro, Marta completará 38 anos. Sendo assim, ela pode se despedir da Seleção ainda neste ano. Caso seja convocada para os Jogos em Paris, a rainha do futebol competirá no torneio pela sexta vez.
Novidade no próximo Fifa The Best
Na próxima edição do Fifa The Best, em 2025, Marta dará nome ao prêmio de gol mais bonito do futebol feminino.
Outras premiações
- Melhor técnico de equipe masculina: Pep Guardiola (Manchester City)
- Melhor técnico de equipe feminina: Sarina Wiegman (seleção inglesa)
- Melhor goleira: Mary Earps (Manchester United | seleção inglesa)
- Melhor goleiro: Ederson (Manchester City | seleção brasileira)
- Seleção masculina da Fifpro (sindicado internacional dos jogadores profissionais): Thibaut Courtois; Kyle Walker, John Stones, Rúben Dias; Bernardo Silva, Jude Bellingham, Kevin De Bruyne; Erling Haaland, Kylian Mbappé, Lionel Messi e Vinícius Júnior.
- Seleção feminina da Fifpro (sindicado internacional dos jogadores profissionais): Mary Earps; Lucy Bronze, Alex Greenwood, Olga Carmona; Ella Toone, Aitana Bonmati, Keira Walsh; Lauren James, Sam Kerr, Alex Morgan e Alessia Russo.
- Prêmio Fair Play: Vinicius Junior, pela luta contra o racismo no futebol espanhol.
- Prêmio Puskás: Guilherme Madruga
- Melhor jogador: Messi
- Melhor jogadora: Aitana Bonmatí