PRÉ-OLÍMPICO

Brasil perde pênalti e é derrotado pelo Paraguai no Pré-Olímpico

Brasil se complicou na briga por vaga na Olimpíada de Paris 2024 ao perder para o Paraguai por 1 a 0; seleção desperdiçou cobrança de pênalti
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

O Brasil se complicou na briga por vaga na Olimpíada de Paris 2024 ao perder para o Paraguai por 1 a 0. As equipes se enfrentaram nesta segunda-feira (5/2), no Estádio Nacional Brígido Iriarte, em Caracas, na Venezuela, pela primeira rodada do quadrangular final do Pré-Olímpico.

Fabrizio Peralta, meio-campista do Cerro Porteño, marcou o único gol do jogo, aos 46 minutos do primeiro tempo, em conclusão de cabeça. Antes, a Seleção Brasileira desperdiçou cobrança de pênalti: o goleiro paraguaio Ángel González, do Libertad, defendeu a finalização de Endrick, atacante do Palmeiras.

Próximos jogos

As duas seleções voltam a campo já nesta quinta-feira (8). Pela segunda rodada do quadrangular do Pré-Olímpico, o Paraguai encara a Argentina, às 17h (de Brasília). O Brasil joga no mesmo dia, às 20h, contra a Venezuela.

Posteriormente, no domingo (11) haverá Paraguai x Venezuela e Brasil x Argentina, em horários a serem definidos.

Os dois melhores classificados ao fim do quadrangular garantem vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Brasil na Olimpíada

A Seleção Brasileira vem de quatro medalhas consecutivas: bronze em Pequim’2008, prata em Londres’2012 e ouro no Rio’2016 e em Tóquio’2020.

Curiosamente, na última vez em que ficou fora da Olimpíada, em Atenas’2004, o Brasil perdeu a vaga justamente para o Paraguai, que se classificou ao torneio ao lado da Argentina.

O jogo

A primeira grande chance do Brasil surgiu aos 14 minutos. Alexsander encontrou boa enfiada para Endrick, que invadiu a grande área e driblou o goleiro. No entanto, a bola correu demais, e a zaga paraguaia afastou.

Com 20 minutos, foi a vez do Paraguai pressionar e conseguir boa chance. Em bate-rebate, a bola sobrou para Pérez na entrada da área. O camisa 19 chutou forte, mas a bola foi pela linha de fundo, sem sustos para Mycael.

Aos 25 minutos, o juiz assinalou pênalti para o Brasil. John Kennedy acionou Endrick e o camisa 9 adentrou a grande área. Antes de conseguir finalizar, o ele foi derrubado, e a arbitragem marcou a penalidade. O jovem do Palmeiras bateu fraco e viu a cobrança ser defendida pelo goleiro González.

O Paraguai voltou a assustar os brasileiros ao 33. Após cobrança de lateral, o ataque conseguiu cabecear, mas Mycael fez boa defesa para evitar o gol adversário. O Brasil respondeu com John Kennedy, que chutou para fora após passe de Endrick.

Aos 47 minutos, o placar foi inaugurado. Após bola afastada pela defesa brasileira em escanteio, Viera deu chutão que virou assistência para Peralta. Dentro da área, o camisa 15 cabeceou na saída de Mycael e fez 1 a 0 para o Paraguai.

No segundo tempo, o jogo esfriou. A Seleção Paraguaia buscou segurar o resultado conquistado na primeira etapa, ao passo que o Brasil não conseguiu criar para levar perigo ao gol de González. Sem criatividade, a Canarinho foi superada pelo Paraguai.

BRASIL 0X1 PARAGUAI

Brasil: Mycael; Khellven (Ronald), Artur Chaves, Lucas Fasson e Rikelme (Gabriel Pec); Bruno Gomes, Andrey, Alexsander e Gabriel Pirani (Marquinhos); John Kennedy e Endrick (Giovane). Técnico: Ramon Menezes

Paraguai: Ángel González; Alan Nuñez, Ronaldo de Jesus, Gilberto Flores e Rivas (Parzajuk); Peralta, Wilder Ferreira, Diego Gómez, Leguizamón (Fernando Román); Marcelo Fernández (Alexis Cantero) e Marcelo Pérez (Fernando Cardoso). Técnico: Carlos Jara Saguier

Gols: Peralta, aos 46 minutos do primeiro tempo (Paraguai)
Cartões amarelos: Arthur Chaves, Lucas Fasson, Marquinhos (Brasil); Marcelo Fernández, Fernando Cardoso, Fernando Román (Paraguai)

Motivo: 1ª rodada do quadrangular final do Pre-Olímpico
Estádio: Brígido Iriarte, em Caracas (VEN)
Data: 5 de fevereiro de 2024 (segunda-feira), às 17h (de Brasília)

Árbitro: Roberto Bruno Peres (Peru)
Auxiliares: Enrique Jesus Pinto (Peru) e Stephen Alberto Atoche (Peru)
VAR: Leodan Franklin González (Uruguai)

Compartilhe