A convocação de Rafael para a Seleção Brasileira nesta sexta-feira (1/3) gerou uma série de reações nas redes sociais. Cria do Cruzeiro e com passagem marcante pelo Atlético, o goleiro de 34 anos foi chamado pela primeira vez na carreira justamente na estreia de Dorival Júnior, seu ex-técnico no São Paulo, em convocações para Seleção Brasileira
Mineiro de Coronel Fabriciano, cidade localizada no Vale do Rio Doce, Rafael vestiu a camisa do Cruzeiro entre 2008 e 2020, conquistou seis edições do Campeonato Mineiro e se tornou bicampeão da Copa do Brasil e do Brasileiro. Já no Atlético, entre 2020 e 2022, ele venceu três estaduais, Brasileiro, Supercopa Rei e Copa do Brasil.
Em 2023, o atleta resolveu deixar o estado de Minas Gerais e fechou com o São Paulo. Logo no primeiro ano, ele foi campeão da Copa do Brasil e foi decisivo com duas defesas de pênalti na conquista da Supercopa Rei no início deste ano, diante do Palmeiras.
O desempenho no Tricolor Paulista rendeu a Rafael a primeira convocação da sua carreira. O ex-comandante do São Paulo assumiu a Seleção Brasileira e escolheu o atleta para ser um dos três goleiros – junto de Ederson e Bento – que representarão o Brasil nos amistosos diante de Inglaterra e Espanha no fim de março – veja convocação completa no fim da matéria.
Reações negativas à convocação de Rafael
Apoio a Rafael pela convocação à Seleção Brasileira
Em meio às reações negativas, alguns torcedores, principalmente do São Paulo, apoiaram Rafael, goleiro que foi protagonista da conquista da Copa do Brasil e da Supercopa Rei pelo Tricolor Paulista.
Veja todos os convocados de Dorival Júnior à Seleção Brasileira
Goleiros:
- Bento – Athletico-PR
- Ederson- Manchester City (ING)
- Rafael – São Paulo
Laterais:
- Danilo – Juventus (ITA)
- Yan Couto – Girona (ESP)
- Ayrton Lucas – Flamengo
- Wendell – Porto
Zagueiros:
- Beraldo – PSG (FRA)
- Gabriel Magalhães – Arsenal (ING)
- Marquinhos – PSG (FRA)
- Murilo – Palmeiras
Meio-campistas:
- André – Fluminense
- Andreas Pereira – Fulham (ING)
- Casemiro – Manchester United (ING)
- João Gomes – Wolverhampton (ING
- Bruno Guimarães – Newcastle (ING)
- Douglas Luiz – Aston Villa (ING)
- Lucas Paquetá – West Ham (ING)
- Pablo Maia – São Paulo
Atacantes:
- Endrick – Palmeiras
- Rodrygo – Real Madrid (ESP)
- Gabriel Martinelli – Arsenal (ING)
- Raphinha – Barcelona (ESP)
- Richarlison – Tottenham (ING)
- Savinho – Girona (ESP)
- Vinicius Junior – Real Madrid (ESP)