SELEÇÃO BRASILEIRA

Bento, Rafael ou Léo Jardim: Brasil terá goleiro estreante contra a Inglaterra

Do trio de goleiros, apenas Bento experimentou convocações anteriores; Rafael e Léo Jardim jogaram na seleção sub-20

Compartilhe
google-news-logo

A Seleção Brasileira terá goleiro estreante no amistoso contra a Inglaterra, no dia 23 de março (sábado), às 16h (de Brasília), no estádio de Wembley, em Londres. Os três jogadores convocados pelo técnico Dorival Júnior nunca entraram em campo pela equipe principal.

O último dos relacionados foi Léo Jardim, do Vasco. Ele substituiu Ederson, do Manchester City, que se machucou no empate do Manchester City com o Liverpool, no Campeonato Inglês, e ficará afastado por quatro semanas. Os outros dois atletas são Rafael, do São Paulo, e Bento, do Athletico-PR.

Bento

Do trio de goleiros, apenas Bento experimentou convocações anteriores. A primeira foi em 18 de agosto de 2023, quando o então técnico Fernando Diniz divulgou a lista para enfrentar Bolívia e Peru pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Contudo, o camisa 1 do Furacão teve de ser cortado por causa de lesão. Diniz, então, chamou Lucas Perri, do Botafogo.

Posteriormente, Bento voltou a ser lembrado para representar o Brasil contra Colômbia e Argentina, também nas Eliminatórias. O atleta não saiu do banco de reservas nos dias 16 e 21 de novembro de 2023.

As 147 partidas oficiais de Bento na carreira foram pelo Athletico-PR, que recebeu sondagens de Benfica (Portugal) e Inter de Milão (Itália) pelo jogador de 24 anos.

Rafael e Léo Jardim

Rafael, de 34 anos, e Leo Jardim, de 28, recebem a primeira oportunidade na equipe principal do Brasil. Os dois defenderam seleções de base da CBF.

Em 2009, quando era reserva de Fábio no Cruzeiro, Rafael conquistou o Sul-Americano Sub-20 e foi vice do Mundial. Na final, contra Gana, pegou dois pênaltis, porém a Seleção desperdiçou três cobranças e perdeu por 4 a 3 (0 a 0 no tempo normal).

Rafael jogou 112 vezes pelo Cruzeiro de 2008 a 2019. Ele entrou na Justiça contra a Raposa por causa de salários atrasados e obteve rescisão indireta. De 2020 a 2022, o goleiro atuou no Atlético (31 jogos). Em 2023, transferiu-se para o São Paulo, pelo qual acumula 77 partidas e se sagrou campeão da Copa do Brasil sob o comando de Dorival Júnior.

Já Léo Jardim recebeu convocações para o Brasil sub-20 em 2013, mas sem participar de torneios oficiais. Por clubes, o goleiro iniciou a carreira no Grêmio e ficou por cinco temporadas na Europa: Rio Ave (Portugal), Lille (França) e Boavista (Portugal).

Léo chegou ao Vasco em 2023 e foi fundamental para evitar o rebaixamento à Série B ao fazer defesas importantes no Brasileirão. O Cruz-maltino terminou a Série A em 15º, com 45 pontos.

Compartilhe
google-news-logo