SELEÇÃO BRASILEIRA

Cria do Atlético, Savinho ‘fura fila’ de Endrick na Seleção Brasileira

Jovem revelado pelo Atlético agradou Dorival Jr. após boas atuações pela Seleção; saiba se Savinho pode ser titular contra o Paraguai, nesta sexta (28/6)
Foto do autor
Compartilhe

Revelado pelo Atlético, o atacante Savinho ganhou moral com o técnico da Seleção Brasileira Dorival Júnior após entrar bem no segundo tempo da partida contra a Costa Rica, na segunda-feira (25/6), pela segunda rodada do Grupo D da Copa América, no SoFi Stadium, em Inglewood, nos Estados Unidos. O jovem de 19 anos “furou a fila” Endrick no ataque e treinou entre os titulares nessa quinta-feira (27/6), enquanto o centroavante do Palmeiras fez atividades com os reservas.

A convocação para defender o Brasil na Copa América e nos amistosos preparatórios foi apenas a segunda de Sávio, destaque do Girona, da Espanha, na temporada 2023/2024. A primeira havia sido em março, para amistosos contra Inglaterra – quando fez a estreia com a Amarelinha, entrando no segundo tempo.

Savinho se destacou pela Seleção no amistoso vencido por 3 a 2 contra o México, pouco antes do torneio continental. Na ocasião, Dorival escalou os jogadores “reservas” para dar chances a eles, e o cria do Atlético se destacou – inclusive, deu assistência para o primeiro gol, marcado pelo meio-campista Andreas Pereira.

Depois, Savinho entreou no segundo tempo do amistoso contra os EUA e voltou a “infernizar” a defesa adversária. E, na estreia do Brasil na Copa América, na segunda-feira, o cenário se repetiu: o atacante entrou aos 25 minutos do segundo tempo e conseguiu, em poucos minutos, levar mais perido à meta adversária do que os titulares Raphinha e Vinícius Júnior conseguiram no jogo todo, esbanjando habilidade e velocidade para fazer dribles curtos e jogadas de linha de fundo.

Savinho será titular contra o Paraguai?

Em entrevista coletiva nessa quarta-feira (26/6), Dorival havia indicado que manteria contra o Paraguai a escalação que entrou em campo diante da Costa Rica. Assim, a tendência é que Raphinha, Rodrygo e Vinícius Júnior formem o trio ofensivo da Seleção.

Porém, com Savinho treinando no time titular, a situação pode mudar. Se o ex-Atlético for escalado, é provável que seja no lugar de Raphinha, já que os dois jogam na mesma posição – ponta-direita.

Savinho pelo Girona

Savinho é um dos principais jogadores do Girona, time sensação da temporada 2023/2024 na Espanha. A equipe foi a terceira colocada do Campeonato Espanhol, com 81 pontos conquistados, e garantiu classificação para a Champions League pela primeira vez na história

O ex-Atlético fez nove gols e distribuiu 10 assistências em 36 partidas disputadas pelo time espanhol na competição. Ele foi o maior assistente e o terceiro maior artilheiro da equipe na temporada.

Savinho não deve continuar no Girona para 2024/2025. Ao que tudo indica, ele será jogador do Manchester City, gigante da Inglaterra, a partir de julho. O time treinado por Pep Guardiola acertou a contratação de Savinho em fevereiro, de acordo com o jornalista italiano Fabrizio Romano. Detentor de 12,5% dos direitos econômicos do atleta, o Galo deve lucrar com a transferência.

Savinho no Atlético

Apesar das grandes expectativas da torcida, Savinho foi pouco aproveitado pelo Atlético. Acionado em jogos do profissional nos anos de 2021 e 2022, o atacante marcou dois gols e ofereceu uma assistência em 27 partidas com a camisa preta e branca.

Savinho foi vendido pelo Galo ao Troyes, da França (clube pertencente ao Grupo City), em junho de 2022, por 6,5 milhões de euros (cerca de R$ 35,6 milhões na cotação da época). O atleta, de toda forma, sequer chegou a atuar pelo time francês, tendo sido emprestado ao PSV, da Holanda, antes de defender o Girona.

Compartilhe