SELEÇÃO BRASILEIRA

Convocado pelo Brasil, Matheus Pereira quase defendeu seleção europeia

Nascido em BH, meia-atacante do Cruzeiro fez carreira fora do país e se identificou com Portugal; paixão pelo Brasil voltou à tona em 2023
Foto do autor
Compartilhe

Matheus Pereira foi convocado pela Seleção Brasileira para o jogo contra o Peru pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. No entanto, se um detalhe do seu passado fosse diferente, o meia-atacante do Cruzeiro não poderia vestir a Amarelinha.

É que o brasileiro esteve perto de defender a Seleção de Portugal ao lado de Cristiano Ronaldo. Nascido em Belo Horizonte, Matheus Pereira se mudou com a família para o país europeu no início da adolescência e criou um vínculo afetivo com a nação.

Em março de 2020, quando tinha 24 anos e se destacava no West Bromwich Albion, da Inglaterra, o meia reforçou sua disposição para a Seleção Portuguesa. A paixão se estendia também à torcida pelo sucesso da equipe lusitana.

“Se o Brasil enfrentasse Portugal, eu torceria por Portugal. Minha essência é brasileira, mas meu coração está em Portugal. Minhas melhores lembranças estão lá. A Seleção Portuguesa costumava ser uma equipe média, mas agora está no topo. Defenderia Portugal com 100% de certeza. Seria a realização de um sonho”, disse, em relato ao site do clube inglês.

Segundo o site português Mais Futebol, Matheus Pereira formalizou pedido à Federação Portuguesa de Futebol para dar urgência ao processo de naturalização.

Paixão pelo Brasil

Apesar da forte relação com Portugal e o desejo de defender a seleção do país, a paixão pelo Brasil reacendeu em um amistoso da Seleção em junho de 2023. De férias em Lisboa, Matheus Pereira assistiu à derrota brasileira por 4 a 2 para o Senegal, no Estádio José Alvalade, casa do Sporting.

O meia havia acabado de deixar o Al-Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, onde atuou por empréstimo por alguns meses e tinha certeza de que não queria voltar. Ele pertencia ao Al-Hilal, da Arábia Saudita, mas se encontrava desmotivado com o futebol.

“De repente, sentado na arquibancada, eu me pego emocionado. Sinto meu coração bater diferente. Comecei a fantasiar que o treinador (Ramon Menezes, então interino) ia me chamar e eu ia entrar em campo pra ajudar a Seleção”, disse o jogador em entrevista ao The Player’s Tribune, em abril deste ano.

Temporada de Matheus Pereira no Cruzeiro

Aos 28 anos, Matheus Pereira é um dos grandes nomes do Cruzeiro nesta temporada. São 48 jogos, nove gols e 13 assistências do camisa 10 em 2024.

Apesar da instabilidade recente, ele segue como peça fundamental da equipe na briga pelo título da Copa Sul-Americana e pelas primeiras colocações do Campeonato Brasileiro.

Na Seleção Brasileira, Pereira vestirá a camisa 8 e suprirá a ausência de Lucas Paquetá, suspenso pelo acúmulo de dois cartões amarelos. O jogo contra o Peru será na terça-feira (15/10), às 21h45, na Arena BRB Mané Garricnha, em Brasília.

Compartilhe