O zagueiro Éder Militão e o atacante Rodrygo sofreram lesões pelo Real Madrid neste sábado (9/11) e foram cortados da Seleção Brasileira. Para as vagas da dupla, o técnico Dorival Júnior convocou Léo Ortiz, do Flamengo, e Gabriel Martinelli, do Arsenal.
Os brasileiros foram titulares do Real na vitória por 4 a 0 sobre o Osasuna, no Santiago Bernabéu, em Madrid, pela 13ª rodada do Campeonato Espanhol. Durante o jogo, Militão sofreu uma ruptura completa do ligamento cruzado anterior do joelho direito, enquanto Rodrygo teve uma lesão muscular na coxa direita.
Com isso, a dupla será desfalque do Brasil nos dois próximos jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A Canarinho enfrentará a Venezuela na próxima quinta-feira (14/11), às 18h, no Estádio Monumental de Maturín. Depois, no dia 19, terça-feira, às 21h45, encara o Uruguai na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Os convocados
Essa é a primeira vez em que Léo Ortiz é chamado por Dorival Júnior. Em alta no Flamengo, o zagueiro disputou 36 jogos na temporada, com um gol e duas assistências.
Ele deverá ser reserva de Marquinhos no lado direito da zaga da Seleção. Gabriel Magalhães é o titular pelo lado esquerdo, e Murillo é o reserva.
Já Martinelli esteve na última convocação, mas perdeu espaço na lista atual com os retornos de Vinicius Junior e Estevão, que ficaram de fora da última por lesões. O jogador soma dois gols e duas assistências em 16 partidas na temporada.
O ponta-esquerda será opção para a vaga de Vini, titular absoluto na posição. Quem também pode atuar no setor é Savinho.
Convocados da Seleção para os jogos contra Venezuela e Uruguai
GOLEIROS
Bento – Al-Nassr
Ederson – Manchester City
Weverton – Palmeiras
LATERAIS
Danilo – Juventus
Vanderson- Monaco
Guilherme Arana – Atlético
Abner – Lyon
ZAGUEIROS
Léo Ortiz – Flamengo
Gabriel Magalhães – Arsenal
Marquinhos – Paris Saint-Germain
Murilo – Nottingham Forest
MEIO-CAMPISTAS
André – Wolverhampton
Andreas Pereira – Fulham
Bruno Guimarães – Newcastle
Gerson – Flamengo
Lucas Paquetá – West Ham
Raphinha – Barcelona
ATACANTES
Estevão – Palmeiras
Gabriel Martinelli – Arsenal
Luiz Henrique – Botafogo
Igor Jesus – Botafogo
Savinho – Manchester City
Vinicius Júnior – Real Madrid