A lendária atleta brasileira Marta foi apontada como a melhor jogadora do século em raking do jornal GOAL, da Inglaterra.
A meia-atacante do Orlando Pride (EUA) acumula premiações individuais e foi o principal nome da Seleção Brasileira nas últimas décadas.
Em 2024, a camisa 10 conquistou a prata dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A equipe foi superada, em agosto, por 1 a 0 pelos Estados Unidos, no Parque dos Príncipes, na França, na decisão.
“Enquanto alguns esportes tem debates sobre os melhores de todos os tempo, o futebol feminino é um pouco diferente. Isso porque há poucas pessoas que não consideram marta a melhor jogadora da história da modalidade”, afirma o jornal.
“Enquanto a glória de alguns jogadores é definida por troféus, Marta é sobre alegria, habilidade e ao típico encanto brasileiro que ela trouxe para o campo ao longo dos 24 anos de carreira. Isso não quer dizer que não houveram triunfos, a seis vezes melhor jogadora do undo pela Fifa ganhou sete títulos de liga, uma Champions League, duas Championships nos Estados Unidos e ganhou dois títulos com o Orlando Pride nesse ano”, adiciona.
“Até no Brasil, em que sempre houve o sentimento de que a equipe nacional merecia mais investimentos e apoio, houveram momentos incríveis, que levaram a conquista de três pratas olímpicas e uma final de Copa do Mundo”, analisa.
“Ainda assim, Marta provavelmente não vai ser lembrada por esse ou aquele título. Ela vai ser lembrada pela forma que passou por defesas com facilidade, os gol que ela marcou que nenhuma outra jogadora poderia e pela qualidade incomparável que leva para o campo toda vez em que joga”, finaliza.
Top 10 do site
- 1- Marta (Brasil)
- 2- Birgit Prinz (Alemanha)
- 3- Christine Sinclair (Canadá)
- 4- Homare Sawa (Japão)
- 5- Abby Wambach (Estados Unidos)
- 6- Ada Hegerberg (Suécia)
- 7- Kelly Smith (Inglaterra)
- 8- Carli Lloyd (Estados Unidos)
- 9- Christie Pearce (Estados Unidos)
- 10- Lotta Schelin (Suécia)
Conquistas de Marta
Marta foi eleita a melhor jogadora do mundo pela Fifa em 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018. A alagoana também é a maior artilheira da história das Copas do Mundo, com 17 gols, superando jogadores de ambos os gêneros.
Além disso, a camisa 10 é a maior artilheira da história da Seleção Brasileira, também em ambos os gêneros, com 116 gols – Pelé é o segundo, com 95.
Pela Seleção Brasileira, Marta conquistou três medalhas de prata em Jogos Olímpicos (2004, 2008 e 2024) e foi vice-campeã mundial (2007). Ela também tem duas medalhas de ouro em Pan-Americanos (2003 e 2007).