
O ex-treinador e diretor técnico Paulo Autuori, de 68 anos, apontou três comandantes brasileiros que considera capazes de fazerem bons trabalhos na Seleção Brasileira.
O cargo na equipe nacional está vago desde a demissão de Dorival Júnior no final de março, após derrota para a Argentina por 4 a 1, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2026.
Após a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), diversos treinadores foram especulados pela imprensa para assumir a função.
Multicampeão, Paulo Autuori falou sobre a possibilidade da contratação de um técnico estrangeiro e cobrou que a entidade faça a escolha de maneira ‘lógica’.
“Isso é um problema do atual presidente, que parece vitalício, da Confederação Brasileira de Futebol. Só gostaria de ver um pouco de lógica nesta tomada de decisão. Lógica em relação aquilo que trouxe o treinador, e não porque é estrangeiro apenas. Estamos fadados a ter um treinador estrangeiro na Seleção”, afirmou em entrevista ao jornal “O Globo”.
O veterano ex-treinador defendeu que Roger Machado, do Internacional, Rogério Ceni, do Bahia, ou Filipe Luís, do Flamengo, têm competência para assumir o cargo.
“Acho que todos eles têm. Não é diferente. Eu tenho trabalhado com alguns treinadores da ‘escola’ Sul-Americana e portugueses. Roger (Machado), Rogério Ceni e Filipe Luís são perfeitamente habilitados e outros. Falei os nomes que comandam as equipes que estão a jogar mais futebol. Outros têm possibilidade de fazer um ótimo trabalho também”, adicionou.
Autuori refletiu sobre oportunidades de técnicos brasileiros na Seleção e apontou que os profissionais dessa área têm ‘culpa’ em caso de possível falta de “espaço”.
“Mas a ideia é trazer um estrangeiro porque é quase que uma súplica do futebol brasileiro para que isso ocorra. Infelizmente, nós somos os culpados. Nós treinadores. Nossa classe. Aprofundar os temas é fundamental. O que falta ao futebol brasileiro é debate”, finalizou.
Carreira de Autuori
Paulo Autuori trabalhou em diversos clubes no futebol do Brasil e do exterior durante a carreira.
O técnico treinou Botafogo, Benfica, Cruzeiro, Internacional, Flamengo, São Paulo, Seleção Peruana, Atlético Nacional, entre outros.
O último trabalho de Autuori como treinador foi na Toca da Raposa, dirigindo o Cruzeiro na reta final da Série A do Campeonato Brasileiro de 2023. Na época, ele conseguiu ajudar a equipe celeste a evitar o rebaixamento para a Segunda Divisão.