Figura de referência e idolatria, a atacante Marta está de volta à Seleção Brasileira Feminina. Nesta terça-feira (13/5), o técnico Arthur Elias convocou 26 jogadoras para os amistosos contra o Japão, que serão disputados em junho. O comandante elogiou a qualidade da atleta e reforçou a importância de ela estar com o grupo.
A Seleção se prepara para a disputa da Copa América, em julho, no Equador. Para Arthur Elias, a presença de Marta é importante para o ambiente antes da competição, principalmente em relação às jogadoras mais novas. Desde a Copa do Mundo de 2023, o Brasil passa por processo de renovação.
Com 39 anos, Marta não era convocada desde os Jogos Olímpicos de Paris, quando conquistou a medalha de prata com a Seleção. No fim de 2024, ela conquistou o título da NWSL com o Orlando Pride, time dos Estados Unidos que defende desde 2017.
“Eu estive com ela, conversei com ela recentemente, e ela se colocou à disposição de ajudar a Seleção Brasileira enquanto ela estiver jogando, atuando em alto nível, como está. Tem feito uma grande temporada, tem sido muito importante para o Orlando Pride, campeão da liga americana.”
“Mais uma vez, ela confirma pela qualidade dela. A presença dela em algumas convocações é muito importante para as jogadoras mais jovens, essa renovação é um processo. E ela é uma contribuição pro nosso ambiente, pré-Copa América”, falou Arthur Elias.
Outro retorno é o da atacante Debinha, do Kansas City. Ela também não aparecia nas convocações há algum tempo – ficou de fora da lista para a Olímpiada, inclusive. Aos 33 anos, ela também é uma das mais experientes do grupo.
“É muito importante essa contribuição dela (Marta) não só dentro do campo, mas para o nosso elenco. A Debinha segue muito bem no clube dela, sendo um destaque na liga americana onde atua. É uma atleta que tem uma característica que eu gosto muito”, falou o treinador.
Lista de convocadas
- Goleiras: Lorena (Kansas – EUA), Camila (Cruzeiro) e Cláudia (Fluminense)
- Zagueiras: Tarciane (Lyon – FRA), Isa Haas (Cruzeiro), Cacá (São Paulo), Mariza (Corinthians) e Thaís Ferreira (Corinthians)
- Laterais: Yasmim (Real Madrid – ESP), Fê Palermo (Palmeiras), Bruna Calderan (São Paulo) e Fátima Dutra (Ferroviária)
- Meio-campistas: Duda Sampaio (Corinthians), Angelina (Orlando Pride – EUA), Laís Estevam (Palmeiras), Yayá (Corinthians), Ana Vitória (Atlético de Madri – ESP)
- Atacantes: Marta (Orlando Pride – EUA), Jhonson (Corinthians), Gio Queiroz (Atlético de Madrid – ESP), Jheniffer (Tigres – MEX), Amanda Gutierrez (Palmeiras), Kerolin (Manchester City – ING), Dudinha (São Paulo), Luany (Atlético de Madrid – ESP), Debinha (Kansas City – EUA)