A Seleção Brasileira conheceu os adversários que vai encarar na estreia no Mundial Sub-20. O Brasil está no Grupo C, com México, Marrocos e Espanha – naquele que foi considerado o “grupo da morte”, pelo equilíbrio. O técnico Ramon Menezes analisou os rivais da equipe na primeira fase da competição e admitiu que não espera facilidade.
“Realmente, caímos num grupo com seleções de enfrentamento difícil. Quanto ao México, tivemos a oportunidade de realizar dois jogos contra eles no ano passado (vitória brasileira por 2 a 1 e 3 a 2, em São Januário). Conhecemos bem. A Espanha tem tradição e qualidade indiscutível. E o futebol do Marrocos vem crescendo muito, não só no profissional como também na base”, disse o treinador.
O Mundial Sub-20 será disputado em quatro sedes no Chile (Santiago, Valparaíso, Rancagua e Talca), de 27 de setembro a 19 de outubro. Estarão na disputa 24 seleções, divididas em seis grupos. Os dois primeiros e os quatro melhores terceiros avançam para as oitavas de final.
Ramon relembrou, no entanto, que o Brasil já encarou desafio semelhante no Mundial: “É a segunda vez seguida que pegamos um grupo bem competitivo. No Mundial de 2023, foi assim com Itália e Nigéria. Mas confiamos muito no trabalho que vem sendo feito”.
Assim como a Seleção principal, o Brasil luta pelo hexacampeonato mundial no Sub-20. Mas desafia um longo jejum, já que o último título foi conquistado em 2011, na edição disputada na Colômbia.
Em três das últimas cinco edições (2013, 2017 e 2019), o Brasil não se classificou para o campeonato.
Amistosos de preparação
A comissão técnica da Seleção Brasileira viaja neste sábado para o Egito, onde o Brasil vai fazer três amistosos de preparação contra seleções que também vão disputar o Mundial.
Em 4 de junho, a Seleção enfrenta os donos da casa; no dia 7, a Arábia Saudita; e no dia 10 encerra a data Fifa enfrentando a Coreia do Sul.
Grupos do Mundial Sub-20
- A: Chile, Nova Zelândia, Japão e Egito
- B: Coreia do Sul, Ucrânia, Paraguai e Panamá
- C: Brasil, México, Marrocos e Espanha
- D: Itália, Austrália, Cuba e Argentina
- E: Estados Unidos, Nova Caledônia, França e África do Sul
- F: Colômbia, Arábia Saudita, Noruega e Nigéria