SELEÇÃO BRASILEIRA

No retorno de Marta, Brasil domina Japão e vence com show de Dudinha

Com dois gols de Dudinha, Seleção Brasileira Feminina teve grande atuação e venceu bem o Japão nesta sexta (30/5), em amistoso na Neo Quimica Arena

Uma atuação digna da ocasião. No retorno da Rainha Marta à Seleção Brasileira, a equipe de Arthur Elias dominou o Japão do início ao fim, teve grande atuação defensiva e ofensiva e venceu por 3 a 1 com show da atacante Dudinha. O amistoso em meio à preparação do Brasil para a Copa América de Julho foi disputado na noite desta sexta-feira (30/5), na Neo Quimica Arena, em São Paulo, que teve bom público – 33.325 presentes.

Estreante como titular, Dudinha marcou os dois primeiros gols – o primeiro, aos 27, foi um golaço em chute de fora da área -. A meia-atacante Kerolin fez o terceiro no início da etapa complementar e, nos minutos finais, o Japão fez seu gol “de honra” com Kiko Seike.

Brasil e Japão voltam a se enfrentar na segunda-feira, a partir das 20h – dessa vez no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista. A Seleção volta a se reunir no fim de junho – no dia 27 de junho, enfrentará a França, no último amistoso antes da Copa América. O time de Arthur Elias estreia na competição continental no dia 13 de julho.

O jogo

A Seleção teve início fulminante. Logo aos 10 minutos, Dudinha infiltrou na grande área, driblou defensora do Japão e foi derrubada. No contra-ataque, a Seleção Japonesa chegou na cara do gol com dois toques e balançou as redes na saída da goleira Lorena. No entanto, após cinco minutos de análise, a árbitra decidiu anular o gol do Japão e marcar pênalti para a Seleção. Aos 15, Kerolin foi para a bola, mas mandou para fora, à esquerda da baliza, frustrando os torcedores.

Mas o time de Arthur Elias não se deixou abalar. Com volume ofensivo, posse de bola e intensidade, a Seleção dominava amplamente as ações ofensivas do jogo e não deixava o Japão atacar – tanto que a primeira finalização da seleção asiática viria só aos 36, em falta defendida por Lorena.

Aos 23, Duda Sampaio acertou belo chute de fora da área e forçou Yamachita a fazer grande defesa de mão trocada no ângulo. Quatro minutos depois, aos 27, a atacante Dudinha, que já infernizava a defesa adversária, marcou golaço. Ela recebeu a bola, passou com facilidade por zagueira do Japão e acertou chutaço de pé-esquerdo no ângulo direito da baliza adversária. Na comemoração, a jovem se emocionou e foi muito festejada pelas companheiras: 1 a 0.

Aos 41, Dudinha recebeu bola de Kerolin, que carregou a bola desde trás do meio-de campo. Dudinha recebeu na entrada da área em contra-ataque fulminante, bateu no meio do gol, a goleira Yamashita não conseguiu agarrar e Dudinha, no rebote, balançou as redes: 2 a 0.

Aos 2 do segundo tempo, a chance mais perigosa do Japão – Fujino acerto belo chute de fora e explodiu no travessão de Lorena. Seis minutos depois, a primeira chegada com perigo da Seleção na etapa complementar – Giu recebeu de Kerolin e chutou da pequena área, sem muita força, para fácil defesa da Yamashida

Aos 9, no lance seguinte, Kerolin recebeu belo lançamento de Gio Garbelini e, livre na grande área, finalizou de cavadinha na saída de Yamashita para marcar o terceiro da Seleção: 3 a 0.

Dez minutos depois, o Japão teve a maior chance concreta de diminuir e colocar pressão na Seleção. Luany escorregou e acabou colocando o braço para interceptar passe de Kitagaea. A árbitra marcou pênalti. Após dois minutos de revisão, aos 21, Nagami foi para a bola e bateu no canto direito, para boa defesa de Lorena. No rebote, atacante japonesa chutou para fora.

O restante do segundo tempo foi “morno”. O grande momento não foi exatamente um lance – aos 25 minutos, Marta, que estava no banco, entrou em campo para delírio da torcida. Foi a primeira atuação dela pela Seleção desde a prata olímpica em Paris 2024 – antes do torneio, a lenda de 39 anos chegou a dizer que os Jogos seriam a sua despedida da equipe nacional.

Aos 44 minutos do segundo tempo, Momiki aproveitou bola perdida pelo Brasil no meio-campo e lançou Kiko Seike, que recebeu livre e finalizou bem na saída de Lorena para marcar o gol de honra do Japão. Final de jogo: 3 x 1 para a Seleção.

Brasil 3 x 1 Japão

Brasil

Lorena, Fê Palermo (Kaká, aos 47 do 2ºT), Isa Haas, Mariza e Yasmim (Fátima Dutra, aos 38 do 2ºT); Andelina, Duda Sampaio e Kerolin (Marta, aos 26 do 2ºT); Dudinha (Ludmila, aos 39 do 2ºT), Kerolin (Marta), Luany (Adriana, aos 26 do 2ºT) e Gio Garbelini (Jheniffer, aos 39 do 2ºT)

Técnico: Arhut Elias

Japão

Yamashita, Koga, Kumagai (Yamamoto), Kitagawa (Chiba, aos 45 do 2ºT), Minamani e Tanikawa (Matsuboko, aos 24 do 2ºT); Nagano (Momiki, aos 23 do 2ºT), Miyazawa (Sugita, aos 45 do 2ºT) e Seike; Hamano e Tanaka

Técnico: Nils Nelsen

Motivo: amistoso
Local: Neo Quimica Arena, em São Paulo
Gols: Dudinha, aos 27 e aos 41 do 1ºT; Kerolin, aos 9 do 2ºT; e Seike, aos 44 do 2ºT
Cartões amarelos: Isa Haas e Gio Garbelini
Cartão vermelho: nenhum
Público: 33.325 pessoas

Compartilhe
Sair da versão mobile