
O Brasil até saiu perdendo para o Japão. Porém, com uma pitada de “sorte” para empatar e o brilho da joia Jhonson, estreante da noite, conseguiu a virada e voltou a vencer as asiáticas no amistoso disputado no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista, que teve bom público (8.412 presentes, de um total de 8.417 ingressos distribuídos) nesta segunda-feira (2/6).
A Seleção Japonesa teve atuação muito superior à da partida anterior – na sexta (30/5), o Brasil a dominou e venceu por 3 a 1 na Neo Quimica Arena, em São Paulo – e fez a equipe de Arthur Elias sofrer defensivamente, especialmente o primeiro tempo, com ligações diretas e ataques rápidos nas costas da defesa brasileira.
As asiáticas abriram o placar com a meia-atacante Seike, no primeiro minuto do segundo tempo, mas o Brasil se recuperou rapidamente: empatou aos oito, com gol contra de Ishikawa, e virou aos 30, com a atacante Jhonson, de 19 anos, que havia entrado na partida seis minutos antes.
A Seleção volta a campo no dia 27 de junho, quando enfrentará a França em amistoso no Stade des Alpes, em Grenoble, na França. A partida será o “ùltimo teste” da equipe de Arthur Elias antes da Copa América, na qual estreará dia 13 de julho, contra a Venezuela, no estádio Chillogallo, no Chile.
O próximo jogo do Japão também será em 27 de junho. Nessa data, a equipe jogará contra a Espanha no Estádio Municipal de Butarque, em Leganés, na Espanha. O amistoso antecede a disputa da Copa do Leste Asiático, que se inicia para a seleção asiática no dia 9 de julho, contra Taiwan, no Suwon World Cup Stadium, em Suwon, na Coréia do Sul.
O jogo
O Japão impôs grande dificuldade à Seleção no início do primeiro tempo. Com ataques rápidos, a equipe desencaixou a marcação individual de Arhur Elias e conseguiu diversas chances claras de gol.
As principais oportunidades das asiáticas foram em um intervalo de quatro minutos no meio da etapa inicial. Aos 27, Seike chegou na cara do gol, mas acertou a trave e furou o rebote com gol aberto. No minuto seguinte, Seike voltou a levar perigo ao chutar rasteiro para boa defesa de Lorena.
Aos 30, a meia japonesa, destaque do Leicester, da Inglaterra, superou mais uma vez a defesa brasileira e adentrou a área livre. Ela, que fez o gol de honra no primeiro amistoso, conseguiu passar por Lorena mas, com o gol praticamente aberto, pegou mal na bola e chutou para fora.
Marcando bem Marta, Kerolin e Dudinha, maiores ameaças ofensivas do Brasil, o Japão impôs pressão grande à Seleção e tornou a partida equilibrada, ao contrário da primeira, amplamente dominada pela Seleção. E, logo no primeito minuto do segundo tempo, Seike se redimiu dos gols perdidos ao completar passe rasteiro de Fugino na pequena área para abrir o placar: 1 a 0.
A Seleção, no entanto, não demorou a reagir. Sete minutos depois, contou com a sorte ao ver a zagueira Ishikawa completar para a própria rede cruzamento em escanteio batido por Duda Sampaio que, a princípio, não levaria perigo: 1 a 1.
Aos 30, brilhou a estrela de Jhonson. Seis minutos depois de entrar, a joia do Corinthians – que acumula ótimo desempenho pelas Seleçoes de base – recebeu de Kerolin, que arrancou com a bola desde antes do meio de campo, e não sentiu a frieza da estrea pela Seleção principal ao finalizar com linda cavadinha para virar o jogo para o Brasil: 2 a 1.
Brasil 2 x 1 Japão
Brasil
Lorena; Thaís Ferreira (Kaká), Isa Haas e Mariza; Adriana (Bruna Calderan), Angelina, Duda Sampaio, Marta (Jhonson) e Yasmin (Jhonson); Kerolin (Ary Borges) e Dudinha (Gio Queiroz)
Técnico: Arhur Elias
Japão
Yamashita; Kitagawa (Chiba), Takahashi (Yamamoto), Ishikawa e Koga; Miura, Fujino (Ueki), Momiki (Sugita), Seike (Hamano) e Tanaka; Matsukubo (Miyazawa)
Técnico: Nils Nelsen
Motivo: amistoso
Local: Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista
Gols: Kiko Seike (1′ do 2ºT), Rion Ishikawa (contra, aos 8′ do 2ºT) e Jhonson (30′ do 2ºT)
Cartões amarelos: Duda Sampaio (Brasil) e Matsukubo (Japão)
Cartão vermelho: nenhum
Público: 8.412 pessoas