
O jornalista Milton Neves, colunista do UOL, disse que o técnico Carlo Ancelotti não fará milagres no comando da Seleção Brasileira, que enfrenta o Equador nesta quinta-feira (5/6), às 20h (de Brasília), no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Santiago de Guayaquil, pelas Eliminatórias.
“Ancelotti, por enquanto, claro, ainda está conhecendo o elenco, os bastidores e o clima sul-americano. A estrutura tática e os ajustes virão com o tempo. Por isso, o torcedor precisa ter paciência”, disse Milton Neves.
“Até porque, se a CBF fez o esforço inédito de contratar um técnico estrangeiro desse calibre, precisa permitir que ele implante suas ideias com calma. A estreia não será fácil. Mas, finalmente, o Brasil entra em campo com expectativa, curiosidade e alguma esperança. E isso já é um alento”, acrescentou.
Milton Neves disse que Ancelotti trouxe esperança para o torcedor brasileiro. “Depois de anos de desconfiança e indiferença da torcida, a Seleção Brasileira volta a gerar expectativa em um jogo que não é de Copa do Mundo. E tudo isso por um motivo: Carlo Ancelotti”.
“O consagrado técnico italiano estreia no comando da Seleção nesta quinta-feira, e mesmo tendo comandado ainda pouquíssimos treinos, já conseguiu devolver parte da esperança ao torcedor brasileiro, A simples presença de Ancelotti no banco acende o imaginário popular”, destacou.
Milton seguiu exaltando Ancelotti: “Trata-se de um multicampeão europeu, respeitado em todo o planeta e que finalmente traz um ar de profissionalismo e pragmatismo de alto nível ao comando técnico da amarelinha. Mas que ninguém espere mágica logo no primeiro jogo”.
Retrospecto de Equador x Brasil
- Geral: 36 jogos, 28 vitórias do Brasil, 6 empates e 2 vitórias do Equador.
- Eliminatórias: 13 jogos, 8 vitórias do Brasil, 3 empates, 2 vitórias do Equador.
Classificação das Eliminatórias
- Argentina – 31 pontos
- Equador – 23 pontos
- Uruguai – 21 pontos
- Brasil – 21 pontos
- Paraguai – 21 pontos
- Colômbia – 20 pontos
- Venezuela – 15 pontos
- Bolívia – 14 pontos
- Peru – 10 pontos
- Chile – 10 pontos
Copa do Mundo de 2026
A Copa do Mundo de 2026 será realizada em conjunto por Estados Unidos, México e Canadá. O torneio contará com 48 seleções distribuídas em 12 grupos. O primeiro e o segundo de cada chave e os oito melhores terceiros avançam à segunda fase.
A distribuição das vagas para a Copa ocorrerá da seguinte forma:
- Uefa (Europa): 16 seleções
- CAF (África): 9 seleções
- AFC (Ásia): 8 seleções
- Concacaf (América do Norte, América Central e Caribe): 6 seleções
- Conmebol (América do Sul): 6 seleções
- OFC (Oceania): 1 seleção
- Play-off (todos os continentes): 2 seleções
Pentacampeão mundial, o Brasil precisa terminar as Eliminatórias entre os seis primeiros para se classificar diretamente à Copa. O sétimo colocado da Conmebol participará dos playoffs com adversários de outros continentes.