
Os principais jornais esportivos do mundo repercutiram a vitória da Seleção Brasileira sobre o Paraguai, por 1 a 0, nessa nessa terça-feira (10/6), na Neo Química Arena. O técnico Carlo Ancelotti e o atacante Vinicius Júnior foram os mais elogiados pelos diários internacionais.
O Olé, da Argentina, disse que a Seleção Brasileira mudou completamente em relação ao desempenho do jogo contra o Equador. “Passado a estreia em Guayaquil, Carletto tirou conclusões e a imagem de seu Brasil mudou completamente contra o Paraguai. Foi uma virada de 180 graus em São Paulo. Em sua primeira vez como local, o Brasil de Ancelotti foi protagonista como fazia muito tempo não era”, publicou.
“Ancelotti agora terá tempo e tranquilidade para seguir conhecendo seus jogadores de olho no que será o ano de Copa do Mundo. Pouco a pouco já se começa a notar sua mão no Brasil”, acrescentou.
O As, da Espanha, rasgou elogios ao treinador italiano. “Ancelotti conquistou sua primeira vitória com o Brasil e boa parte do mérito recai sobre as decisões que o técnico italiano tomou. Modificou várias situações em relação ao dia de estreia no Equador e a melhora foi palpável, principalmente com a bola. Viram o primeiro gol, obra de Vinicius, e os três pontos que classificam o Brasil para a Copa do Mundo”.
O jornal espanhol comentou a partida de Vini Jr. “Uma tarefa a ser completada é a de encontrar o Vinicius do Real Madrid. Ancelotti já garantiu que devem fazer todo o possível para ver a melhor versão do ponta na seleção e isso, por enquanto, parece distante. Marcou o gol da vitória, mas teve dificuldade em ser preciso nos dribles e nos passes finais. Além disso, foi substituído aos 78 minutos quando apresentou pequenos problemas físicos”.
Por sua vez, o Marca exaltou o desempenho do jogador do Real Madrid. “A partida de Vinicius foi uma maravilha. Puxando o time e liderando um Brasil que melhorou seu desempenho em relação aos últimos jogos. Este triunfo sela a classificação da Seleção para a próxima Copa do Mundo”.
Já o italiano Corriere dello Sport destacou a festa da torcida para o técnico Carlo Ancelotti. “O Brasil voa para a Copa do Mundo graças à primeira vitória da gestão Ancelotti, superando o Paraguai por pouco e presenteando o novo técnico da Seleção, que ontem (10/6) completou 66 anos. Decisivo foi o gol de Vinicius Jr, já treinado pelo técnico italiano no Real Madrid. Para emoldurar a partida de qualificação para a Copa, houve emocionante coreografia de boas-vindas dos torcedores verde e amarelos para Ancelotti”.
O jogo
Com postura ofensiva, diferentemente do que havia mostrado no empate com o Equador, o Brasil dominou o Paraguai nessa terça-feira (10/6), na Neo Química Arena, e venceu por 1 a 0. O triunfo foi pela 16ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas.
O primeiro tempo foi controlado pelo Brasil, que com a bola mostrou toques rápidos, movimentações e criou chances de perigo desde o apito inicial. Sem a posse, foi eficaz na pressão ao Paraguai, que pouco criou. Vini Jr, fazendo “papel de centroavante”, abriu o placar perto do intervalo.
O começo da etapa final teve um Brasil animado, repetindo a postura ofensiva e a agressividade na marcação dos 45 minutos anteriores. Em determinado momento, o Paraguai até conseguiu manter a posse, mas não criou nada que fosse capaz de furar a defesa da Seleção.
Brasil e Paraguai nas Eliminatórias
Com a vitória sobre o Paraguai, o Brasil chegou aos 25 pontos, assumiu a terceira posição e garantiu a vaga na Copa do Mundo de 2026. O torneio será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México.
Já o Paraguai permaneceu com 24, em quinto. A Albirroja segue em situação confortável e pode confirmar a classificação na próxima data Fifa.
Próximos jogos
A Seleção Brasileira volta a campo na semana de 4 de setembro, contra o Chile, pela 17ª rodada das Eliminatórias – o mando é do Brasil. Já o Paraguai vai receber o Equador.