SELEÇÃO BRASILEIRA

Brasil leva virada da França em último amistoso antes da Copa América

Brasil perdeu para a França por 3 a 2, nesta sexta-feira (27/6), em amistoso disputado no no Estádio dos Alpes, em Grenoble, na França

Em dois tempos distintos, o Brasil levou a virada da França e perdeu por 3 a 2, nesta sexta-feira (27/6), em amistoso no Estádio dos Alpes, em Grenoble, na França, o último antes da Copa América. A Seleção saiu na frente com Luany e Kerolin e parecia dominar com tranquilidade do ataque à defesa. O primeiro baque veio no fim da etapa inicial, com gol de Geyoro. No segundo tempo, ela empatou e, depois, Katoto virou para as donas da casa.

O primeiro tempo do Brasil foi quase irretocável. A Seleção foi eficaz e conectou muito bem o meio-campo com o ataque. Com brilho de Kerolin, o time abriu dois, mas, no fim, sofreu contra-ataque da França, que até então estava apagada na partida.

Já o segundo tempo foi de um Brasil irreconhecível. Apesar de ter começado com boas tentativas no campo ofensivo, o time pecou nas finalizações. Do outro lado, viu a França contar com a ‘sorte’ com desvio para marcar o gol de empate e deu espaço para a adversária crescer no jogo. Enfrentando dificuldade na criação, a Seleção não conseguiu equilibrar a partida e assistiu às francesas tomarem as rédeas para virar o placar.

Desde os Jogos Olímpicos de Paris, a Seleção disputou nove amistosos, com seis vitórias, duas derrotas e um empate.

Próximos jogos

A França vai disputar a Eurocopa Feminina a partir do dia 5 de julho. A seleção está no Grupo D, ao lado de Inglaterra, Holanda e País de Gales.

O primeiro duelo será com a Inglaterra, no sábado (5/7), às 16h, no estádio Letzigrund, em Zurique, na Suiça, país-sede do campeonato.

Já o Brasil iniciará a disputa da Copa América, entre 12 de julho e 2 de agosto, no Equador. A Seleção está no Grupo B, ao lado de Bolívia, Colômbia, Paraguai e Venezuela.

O primeiro jogo da Seleção será contra a Venezuela, no domingo (13/7), às 21h, no estádio Chillogallo, em Quito.

O jogo

O primeiro tempo foi de superioridade brasileira. A Seleção dominou as ações do jogo, teve mais que o dobro de chances de gol (11 a 5) e foi bem nas finalizações. Do outro lado, a França se viu sem espaço e não conseguiu encaixar jogadas perigosas, mas diminuiu o placar no único contra-ataque que descolou.

O Brasil começou a todo vapor. Mesmo com a torcida a favor das donas da casa, a Seleção driblou as vaias e se concentrou no jogo dentro das quatro linhas. A equipe soube ser efetiva. Kerolin já havia tido boa chance cara a cara com a goleira, mas se redimiu na sequência ao lançar Luany em vantagem pela esquerda. A atacante deixou as zagueiras para trás e bateu cruzado para abrir o placar: 1 a 0.

A França sequer teve tempo para se reorganizar. Em jogada que começou com cobrança de lateral de Fê Palermo, a bola rodou o meio de campo e caiu nos pés de Marta, que serviu Duda Sampaio. Ela conseguiu ganhar da marcação e enfiou passe certeiro para Kerolin, que dominou na frente e chutou sem chances para a goleira francesa: 2 a 0.

O Brasil trocou muitos passes no meio-campo e seguiu levando perigo para a meta adversária. A destaque foi Kerolin, principal jogadora acionada no setor ofensivo. Com bom entrosamento, o meio-campo composto por Marta, Duda Sampaio e Angelina soube distribuir bem as jogadas e mostrou qualidade na criação.

A França não conseguiu produzir muitas chances e se escorou no contra-ataque. Na única chance que teve, não perdoou. Com velocidade, Baltimore cruzou para Diani, que cabeceou firme e Lorena fez a defesa no ‘susto’. A defesa brasileira estava desorganizada e, na sobra, a bola caiu nos pés de Geyoro, que só empurrou para o fundo do gol: 2 a 1.

Segundo tempo

Na segunda etapa, o cenário se inverteu, e o Brasil desperdiçou três chances claras. Já a França se aproveitou da primeira chance que teve no retorno do intervalo para deixar tudo igual no marcador. Depois de um bate-rebate confuso na entrada da área, Geyoro encheu o pé e chutou forte. A bola desviou no braço de Duda Sampaio, sem chances para Lorena: 2 a 2.

O Brasil não conseguiu se recolocar na partida. A equipe sofreu ‘apagão’ e deixou a desejar nas transições. As jogadas não chegaram com qualidade na frente, além de que, quando teve chance, a Seleção foi lenta e falhou nas tomadas de decisão. Por sua vez, a França se deu melhor.

Insistente, a Seleção Francesa fez pressão e obrigou Lorena a trabalhar. Em jogada pelo lado direito, Cascarino pedalou e saiu na frente para cruzar para Katoto. Ela subiu mais alto que Isa Haas e cabeceou já em cima da trave para virar o placar: 3 a 2.

Depois de levar a virada, a Seleção perdeu ritmo e no fim já não havia tempo hábil para buscar o empate. A derrota amarga para o Brasil ficou com gosto de ‘revanche’ para as francesas, que nos Jogos Olímpicos foram eliminadas pelas brasileiras.

FRANÇA 3 X 2 BRASIL

França

Peyraud-Magnin, Samoura, Élisa de Almeida, Lakrar (Sombath aos 21 do 2T) e Bacha; Toletti, Geyoro e Karchaoui (N’Dongala aos 42 do 2T); Diani (Cascarino aos 21 do 2T), Matéo (Katoto, no intervalo) e Baltimore (Malard aos 21 do 2T). Técnico: Laurent Bonadei

Brasil

Lorena, Fê Palermo, Mariza, Isa Haas (Tarciane aos 39 do 2T) e Yasmim (Fátima Dutra aos 39 do 2T); Duda Sampaio, Angelina e Marta (Jhonson aos 39 do 2T); Kerolin, Luany e Gio Garbelini (Dudinha aos 24 do 1T – Amanda Gutierres aos 39 do 2T). Técnico: Arthur Elias

  • Gols: Luany aos 6 do 1T, Kerolin aos 11 do 1T (Brasil), Geyoro aos 44 do 1T e aos 10 do 2T, Katoto aos 30 do 2T (França)
  • Cartões amarelos: Angelina, Luany, Mariza (Brasil)
  • Motivo: Amistoso
  • Data: 27/6/2025
  • Horário: 16h10
  • Local: Estádio dos Alpes, em Grenoble, na França
  • Árbitra: Ewa Augustyn
  • Assistentes: Julia Bukarowicz e Karolina Zygmond
  • VAR: Pawel Malec
Compartilhe
Sair da versão mobile