O meia-atacante Neymar contradisse o técnico Carlo Ancelotti e declarou neste domingo (31/8) que a não convocação para a Seleção Brasileira não tem a ver com questões físicas.
“Fiquei de fora por uma opção técnica mesmo. Não tem nada a ver de condição física, é opinião do treinador. Eu respeito. Já que estou de fora, nos bastar torcer pela Seleção para que eles possam fazer bons jogos”, resumiu Neymar, à Globo.
A declaração do jogador foi após o empate sem gols do Santos com o Fluminense, na Vila Belmiro, em Santos, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O que disse Ancelotti?
Ancelotti convocou a Seleção Brasileira nessa segunda-feira (25/8) para os jogos contra Chile e Bolívia, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, a ser disputada nos Estados Unidos, México e Canadá. Foi a segunda convocação do treinador italiano, ambas sem Neymar.
Questionado sobre os motivos pelos quais deixou o camisa 10 do Santos de fora, o técnico disse que a decisão se deveu às questões físicas.
“O Neymar teve um pequeno problema na última semana. Mas não precisamos testá-lo. Todo mundo conhece o Neymar, toda a comissão técnica, toda a Seleção, toda a torcida brasileira o conhece muito bem”, iniciou Ancelotti.
“O Neymar, assim como todos os outros jogadores, precisa estar em boas condições físicas para estar lá e ajudar a Seleção a se sair bem, para tentar dar o seu melhor na Copa do Mundo”, seguiu.
O técnico fazia referência a um edema na coxa de Neymar, noticiada por veículos de imprensa às vésperas da convocação.
“Foi um edema que tive no adutor, um incômodo na verdade. Não foi nada demais, tanto que joguei hoje”, disse Neymar neste domingo.
Neymar em 2025
De volta ao futebol brasileiro após 12 anos, Neymar recomeçou a história no Santos em 2025 e ainda não engatou no nível esperado devido ao potencial do craque.
Neymar entrou em campo em 20 partidas na atual temporada, fez seis gols e deu três assistências, sendo três bolas na rede no Campeonato Brasileiro e o restante das participações no Paulistão.
Devido às lesões, o craque só teve uma sequência maior recentemente. Entre 16 de julho e 17 de agosto, Neymar disputou as sete rodadas de Brasileirão do Santos, tendo jogado por 90 minutos em todas essas partidas e marcado os três gols na Série A – um diante do Flamengo e dois contra o Juventude.
Jogos do Brasil na Data Fifa
O primeiro compromisso do Brasil na Data Fifa será contra o Chile. As equipes se enfrentam em 4 de setembro (quinta-feira), a partir das 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 17ª rodada das Eliminatórias.
Depois, a Seleção visitará a Bolívia na altitude do Estádio Municipal de El Alto, localizado na cidade homônima que fica mais de 4.000 metros acima do nível do mar. O jogo está marcado para 9 de setembro (terça-feira), às 20h30 (de Brasília), pela 18ª – e última – rodada das Eliminatórias.
Calendário do Brasil
- Brasil x Chile – 4/9 (quinta-feira), às 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 17ª rodada das Eliminatórias
- Bolívia x Brasil – 9/9 (terça-feira), às 20h30, no Estádio Municipal de El Alto, em El Alto, na Bolívia, pela 18ª rodada das Eliminatórias
O Brasil já está classificado para a Copa?
Sim, o Brasil já está classificado para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá.
A equipe aparece na terceira colocação das Eliminatórias, com 25 pontos – mesmo número do vice-líder Equador e dez a menos que os 35 da primeira colocada Argentina.
Segunda Data Fifa de Ancelotti na Seleção
Esta será a segunda Data Fifa de Ancelotti à frente da Seleção Brasileira. Na primeira, o italiano estreou no empate sem gols com o Equador, no Estádio Monumental de Guayaquil, em 5 de junho, pela 15ª rodada das Eliminatórias.
Em seguida, o Brasil derrotou o Paraguai por 1 a 0, na Neo Química Arena, em São Paulo, no dia 10 de junho, pela 16ª rodada. O resultado assegurou a classificação à Copa do Mundo.
Classificação das Eliminatórias
- Argentina – 35 pontos / saldo de gols: 19
- Equador* – 25 pontos / saldo de gols: 8
- Brasil – 25 pontos / saldo de gols: 5
- Uruguai – 24 pontos / saldo de gols: 7
- Paraguai – 24 pontos / saldo de gols: 3
- Colômbia – 22 pontos / saldo de gols: 4
- Venezuela – 18 pontos / saldo de gols: -4
- Bolívia – 17 pontos / saldo de gols: -16
- Peru – 12 pontos / saldo de gols: -11
- Chile – 10 pontos / saldo de gols: -15
*Equador perdeu três pontos por escalar um jogador de maneira irregular nas Eliminatórias de 2022