Com o fim das Eliminatórias Sul-Americanas, a Seleção Brasileira inicia a série de amistosos preparatórios para a Copa do Mundo de 2026. O primeiro deles será disputado nesta sexta-feira (10/10), contra a Coreia do Sul, a partir das 8h (de Brasília). A seguir, o No Ataque traz alguns dos principais detalhes da partida: onde assistir, escalações e mais.
O palco será o Seul World Cup Stadium, em Seul, na Coreia do Sul. O estádio recebeu a estreia da Copa do Mundo de 2002: a vitória de Senegal por 1 a 0 sobre a França, em 31 de maio, pelo Grupo A.
Outros dois jogos do torneio foram disputados no Seoul World Cup Stadium, mas nenhum deles do Brasil. Naquele ano, a Seleção terminou com o título.
Brasil fará outro amistoso na Ásia
Depois de enfrentar a Coreia do Sul, a Seleção Brasileira jogará contra o Japão. O amistoso ocorrerá nesta terça-feira (14/10), a partir das 7h30 (de Brasília), no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão.
Coreia do Sul e Brasil já estão classificados à Copa do Mundo
Tanto Coreia do Sul quanto Brasil já estão garantidos no Mundial de 2026. O torneio será disputado entre 11 de junho e 19 de julho do próximo ano. Serão três sedes: Canadá, Estados Unidos e México.
Coreia do Sul x Brasil: onde assistir ao vivo
O duelo amistoso entre Coreia do Sul e Brasil, nesta sexta-feira (10/10), será transmitido ao vivo pela Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada) e Ge TV (streaming).
- Globo (TV aberta)
- SporTV (TV fechada)
- Ge TV (streaming)
Coreia do Sul x Brasil: prováveis escalações
Coreia do Sul
O time sul-coreano conta com alguns nomes de destaque no futebol internacional. Entre eles está o zagueiro Kim Min-jae, do Bayern de Munique, e Son Heung-min, atacante do Los Angeles FC que jogou por anos no Tottenham.
O técnico é Hong Myung-bo. Ele assumiu o comando da Seleção Sul-Coreana em 2024, após passagem pelo Ulsan Hyundai.
- Provável escalação da Coreia do Sul: Hyeon-woo Jo; Young-woo Seol, Han-Beom Lee, Min-jae Kim (Ju-sung Kim), Lee Tae-seok; Dong-gyeong Lee, Jin-kyu Kim, Seung-Ho Paik e Jae-sung Lee; Heung-Min Son.
Brasil
O técnico Carlo Ancelotti repetirá o esquema utilizado na vitória por 3 a 0 sobre o Chile, em 4 de setembro, pela penúltima rodada das Eliminatórias: 4-2-4. Em relação àquela partida, alguns nomes mudarão.
No gol, Bento ganha a vaga de Alisson, que não foi convocado em função de uma lesão (posterior da coxa) – o mesmo ocorreu com o zagueiro Marquinhos (quadríceps esquerdo), que cede espaço a Éder Militão. Na lateral-direita, Vitinho jogará no lugar de Wesley, também fora por problemas físicos (lesão na tíbia).
No ataque, voltam Rodrygo e Vinicius Jr, que não fizeram parte da última convocação. Eles jogarão ao lado de Matheus Cunha e Estevão. Em condições normais, Raphinha comporia o quarteto, mas o atacante do Barcelona está fora por lesão na coxa direita.
A tendência é que Rodrygo e Estevão atuem abertos pela esquerda e direita, respectivamente. Vini Jr e Matheus Cunha devem circular pelo meio da defesa sul-coreana.
- Provável escalação do Brasil: Bento; Vitinho, Éder Militão, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro e Bruno Guimarães (Paquetá); Rodrygo, Vini Jr., Matheus Cunha e Estevão.
Coreia do Sul x Brasil: personagens
Son Heung-min, atacante da Coreia do Sul: “A razão pela qual consegui permanecer na seleção nacional por 15 anos é porque muitas pessoas me ajudaram. O técnico Hong Myung-bo e o comissário Cha Bum-kun são símbolos do futebol coreano. Sinto que pude trilhar o caminho que eles criaram.”
Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira: “São jogos em que temos a ideia de enfrentar equipes de escolas asiáticas. É uma escola que evoluiu muito nos últimos anos. Gostamos de jogar esses dois jogos, serão partidas difíceis, mas que serão importantes para enfrentar o que pode ocorrer na Copa do Mundo. É uma oportunidade para a equipe melhorar a qualidade, melhorar a atitude, melhorar o convencimento que tem que ter para a Copa do Mundo. Acho que a escalação passa pelo último jogo, que foi contra o Chile, quando a equipe jogou muito bem. Vamos começar assim.”
Coreia do Sul x Brasil: arbitragem
- Árbitro: Abdulrahman Al-Jassim (Catar)
- Assistentes: Taleb Salem Al-Marri (Catar) e Saoud Ahmed Almaqaleh (Catar)
- VAR: Khamis Mohammed Al-Marri (Catar)
A convocação do Brasil
- Goleiros: Bento (Al-Nassr), John (Nottingham Forest) e Hugo Souza (Corinthians);
- Defensores: Caio Henrique (Monaco), Carlos Augusto (Internazionale) Douglas Santos (Zenit), Militão (Real Madrid), Fabricio Bruno (Cruzeiro), Gabriel Magalhães (Arsenal), Beraldo (PSG), Vitinho (Botafogo) e Paulo Henrique (Vasco);
- Meio-campistas: André (Wolverhampton), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), João Gomes (Wolverhampton), Joelinton (Newcastle) e Paquetá (West Ham);
- Atacantes: Estevão (Chelsea), Martinelli (Arsenal), Igor Jesus (Nottingham Forest), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Vini Jr (Real Madrid).