Em 2019, você provavelmente duvidaria se alguém lhe dissesse que dois jogadores do modesto Atlético Tubarão estariam na Seleção Brasileira dali a seis anos. Mas não é que o sonho – que mais poderia parecer um delírio – se tornou realidade? Ex-laterais-direitos do clube da Série B do Campeonato Catarinense, Wesley, da Roma, e Paulo Henrique, do Vasco, atualmente disputam vaga na Copa do Mundo de 2026.
Antes de brilhar pelo Flamengo, Wesley passou pelas categorias de base do Atlético Tubarão. O clube é de Tubarão, cidade do interior de Santa Catarina, com população estimada em 116.725 habitantes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O lateral-direito de 22 anos chegou a jogar pela equipe de cima do Atlético Tubarão. Foram cinco aparições em 2020 (três como titular), todas pela Copa Santa Catarina, e nenhum gol marcado. No ano seguinte, foi contratado para o time sub-20 do Flamengo.
Brilhou nas categorias de base rubro-negras e chegou a estrear no time principal ainda em 2021. A maior sequência no profissional, contudo, foi a partir de 2023. Pelo Fla, conquistou a Copa do Brasil (2024), a Supercopa do Brasil (2025) e duas edições do Campeonato Carioca (2024 e 2025).
As boas atuações na lateral direita chamaram a atenção da Seleção Brasileira e da Roma, que topou pagar 25 milhões de euros (cerca de R$ 161,4 milhões na cotação da época) mais 5 milhões de euros (R$ 32,2 milhões) em bônus por metas para contratá-lo.
Paulo Henrique no Atlético Tubarão
Paulo Henrique, de 29 anos, também passou pelo Atlético Tubarão em 2019. Enquanto Wesley jogava na base, PH atuava pelo profissional do clube catarinense. Foram 11 partidas disputadas (oito como titular), todas pela Copa Santa Catarina, e nenhum gol marcado.
Na época, Paulo Henrique já havia se consolidado no futebol profissional, com passagens por clubes como Londrina, Iraty, Operário Ferroviário, União Beltrão e Metropolitano. Depois do Atlético Tubarão, o jogador defendeu o Paraná em 2020 e o Juventude em 2021 e 2022.
O primeiro grande salto na carreira foi em 2023, quando chegou ao Atlético. Em Minas, porém, não teve tantas oportunidades e foi emprestado ao Vasco após apenas três partidas com a camisa do Galo. A ida ao Rio de Janeiro mudou as pretensões de PH na carreira.
No Vasco, o lateral brilhou, especialmente em 2025. E o bom desempenho (quatro gols e cinco assistências em 47 jogos) lhe rendeu a primeira convocação à Seleção Brasileira.
Wesley e PH na Seleção
Wesley tem sido presença constante nas convocações recentes da Seleção Brasileira. Ele estava na lista inicial do técnico italiano Carlo Ancelotti para os amistosos contra Coreia do Sul e Japão nesta Data Fifa de outubro.
Contudo, o ex-flamenguista sofreu uma lesão na tíbia durante a vitória da Roma por 2 a 1 sobre a Fiorentina no último domingo (5/10), em Florença, pela sexta rodada do Campeonato Italiano. E quis o destino que o substituto dele na Seleção fosse justamente PH.
Paulo Henrique, então, recebeu a primeira convocação da carreira. Nesta sexta-feira (10/10), estreou com a camisa amarela na goleada por 5 a 0 sobre a Coreia do Sul, no Estádio da Copa do Mundo de Seul, na capital sul-coreana. O jogador do Vasco entrou no lugar do também lateral-direito Vitinho, do Botafogo, aos 25 minutos do segundo tempo.
O segundo e último amistoso brasileiro na Data Fifa será na próxima terça-feira (14/10), contra o Japão. A bola rola às 7h30 (de Brasília), no Estádio Nacional de Tóquio, capital japonesa.