Dois jogadores do Flamengo foram convocados pelo técnico Carlo Ancelotti para defender a Seleção Brasileira em amistosos preparatórios para a Copa do Mundo de 2026. No sábado, 15 de novembro, às 13h, o duelo é com Senegal, no Emirates Stadium, em Londres, na Inglaterra. Já na terça-feira, 18, às 14h30, será a vez de encarar a Tunísia, no Decathlon Stadium, em Lille, na França.
Os atletas do Flamengo escolhidos por Ancelotti são o lateral-direito Danilo, que também atua como zagueiro, e o lateral-esquerdo Alex Sandro. A presença de um deles, no entanto, foi questionada pelo jornalista Samuel Resende, que cobre o Atlético para o No Ataque e produz conteúdos sobre a Seleção em seu canal no YouTube, o “Seleção Com Samuel”.
Na opinião de Samuel, a presença de Danilo como uma alternativa para a zaga e as duas laterais não tem sentido, já que na própria lista há diversas opções para as posições. Os alas pela direita são Paulo Henrique e Wesley, enquanto Caio Henrique, Alex Sandro e Luciano Juba atuam no lado esquerdo. Além disso, os zagueiros Marquinhos e Éder Militão cumprem a função de lateral-direito.
“Já tem dois laterais-direitos, têm o Marquinhos e o Militão que podem fazer a lateral direita, tem na esquerda três laterais. Por que o Danilo nesse grupo? Para trazer experiência e liderança? Desculpe, Ancelotti. Mas, nesse caso… é como estou falando. Se é uma convocação para a Copa do Mundo, vai pesar muito mais esses critérios de liderança e experiência. Para amistoso, tem que convocar o Danilo para isso? Ser terceira opção na lateral direita e quarta na lateral esquerda? Sinceramente, não vejo sentido nenhum”, analisou o jornalista.
“A explicação plausível para colocar o Danilo na lista é que o Ancelotti não confia totalmente no aspecto defensivo do Wesley e do Paulo Henrique. Ele querer um terceiro homem que pode fazer a função na lateral, que vai precisar de um lateral-direito defensivo, ok. Vai argumentar que o Danilo é melhor lateral-direito que o Marquinhos e o Militão? Tenho minhas dúvidas, mas se fosse em uma Copa do Mundo, entenderia”, complementou.
‘Faltou um meio-campista’
Samuel deixou claro que gosta das valências de Danilo, mas entende que Ancelotti poderia ter optado por um atleta de meio-campo. O técnico italiano relacionou apenas cinco nomes: Andrey Santos (Chelsea), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Fabinho (Al-Ittihad) e Lucas Paquetá (West Ham).
“Chamar o Danilo para um amistoso, não consigo entender. A lista tem cinco meio-campistas. Dava para tirar o Danilo e colocar um meio-campista que ainda não foi testado. O Ancelotti já conhece o Danilo, ele já tem entrosamento com a maioria dos caras da zaga, vejo pouco argumento para colocá-lo na lista”.
Samuel Resende
“Poderia chamar o Marcos Antônio, do São Paulo, o Ederson, da Atalanta – um dos caras mais injustiçados ao não ser convocado para a Seleção Brasileira. Matheus Pereira e Coutinho, que vêm jogando muito. Andreas Pereira, do Palmeiras. Por que gastar uma vaga com o Danilo? Isso não entrou na minha cabeça”, complementou o repórter do No Ataque.
Assista à análise de Samuel Resende sobre a convocação da Seleção
Convocados da Seleção Brasileira
Goleiros
- Bento (Al-Nassr)
- Ederson (Fenerbahçe)
- Hugo Souza (Corinthians)
Defensores
- Alex Sandro (Flamengo)
- Danilo (Flamengo)
- Caio Henrique (Monaco)
- Militão (Real Madrid)
- Fabrício Bruno (Cruzeiro)
- Gabriel Magalhães (Arsenal)
- Luciano Juba (Bahia)
- Marquinhos (PSG)
- Paulo Henrique (Vasco)
- Wesley (Roma)
Meio-campistas
- Andrey Santos (Chelsea)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Casemiro (Manchester United)
- Fabinho (Al-Ittihad)
- Paquetá (West Ham)
Atacantes
- Estevão (Chelsea)
- João Pedro (Chelsea)
- Luiz Henrique (Zenit)
- Matheus Cunha (Manchester United)
- Richarlison (Tottenham)
- Rodrygo (Real Madrid)
- Vini Jr (Real Madrid)
- Vitor Roque (Palmeiras)