A vitória do Brasil sobre Senegal, por 2 a 0, neste sábado (15/11), no Emirates Stadium, teve um peso histórico. Afinal, essa foi a primeira vez que a Seleção Brasileira conseguiu derrotar os Leões de Teranga, apagando um dos dois únicos “fantasmas” de sua lista de confrontos.
Até hoje, o Brasil carregava a incômoda estatística de ter duas seleções no mundo que já havia enfrentado, mas nunca vencido. Senegal era uma delas: uma derrota, por 4 a 2, em 2023; e um empate, por 1 a 1, em 2019. Com os gols de Estêvão e Casemiro, essa escrita foi encerrada.
Com isso, a lista de “intocáveis” foi reduzida a apenas um nome: a Noruega. E o que antes era uma mera curiosidade estatística, agora virou um objetivo claro da CBF.
Amistoso antes da Copa?
A Seleção Brasileira pode ter a chance de quebrar esse último tabu antes mesmo da Copa do Mundo. A CBF trabalha para viabilizar um amistoso contra a Noruega de Haaland, artilheiro das Eliminatórias Europeias, às vésperas do Mundial de 2026.
A ideia é que esta partida ocorra em uma das sedes da Copa (Estados Unidos, Canadá ou México), como parte dos dois últimos amistosos de preparação para o Mundial. A definição do jogo, porém, ainda depende do sorteio dos grupos da Copa, em dezembro, e da classificação dos noruegueses para o torneio.
Brasil x Noruega
A Seleção Brasileira enfrentou a Noruega quatro vezes e não venceu nenhuma. O retrospecto é totalmente favorável aos escandinavos, com duas vitórias e dois empates.
A derrota mais famosa ocorreu na Copa do Mundo da França, em 1998, quando o Brasil, já classificado, perdeu de virada por 2 a 1 na fase de grupos.
- 27/07/1988 (Amistoso) – Noruega 1 x 1 Brasil
- 29/05/1997 (Amistoso) – Noruega 4 x 2 Brasil
- 23/06/1998 (Copa do Mundo) – Noruega 2 x 1 Brasil
- 16/08/2006 (Amistoso) – Noruega 1 x 1 Brasil