FUTEBOL NACIONAL

Fernandinho é o 14º jogador do Brasil na Copa de 2014 a se aposentar

Fernandinho anunciou sua aposentadoria nessa quarta-feira (19), aos 40 anos: 'No futebol, não tem nada que me motive mais'

Compartilhe

Com passagens marcantes pela Seleção Brasileira e pelo Manchester City, o volante Fernandinho anunciou sua aposentadoria do futebol nessa quarta-feira (19), aos 40 anos.

“Já estou cansado. Cansei hoje correndo 30 e poucos minutos. No futebol não tem nada que me motive mais. Já fui bem realizado no futebol”, disse após participação em jogo beneficente na Arena da Baixada, estádio do Athletico-PR. O agora ex-jogador afirmou ainda que agora vai se dedicar para “aproveitar com a família”.

Natural de Londrina, no Paraná, Fernandinho foi revelado pelo Athletico-PR, onde estreou como profissional em 2002.

Em 2005, se transferiu para o Shaktar Donetsk, da Ucrânia. Conquistou seis títulos do campeonato nacional e a Copa da Uefa, rebatizada em 2009 para Liga Europa.

Em 2013, foi negociado para o Manchester City. No clube inglês, ficou quase uma década e foi peça importantíssima de Pep Guardiola, tendo conquistado cinco títulos da Premier League.

Voltou para o Athletico em 2022 e ficou no clube até o fim do ano passado. Sua última partida foi contra o Atlético, no dia 8 de dezembro. A equipe paranaense perdeu por 1 a 0 e acabou rebaixada para a Série B.

Pela Seleção Brasileira, Fernandinho jogou as Copas do Mundo de 2014 e 2018. Também conquistou a Copa América em 2019.

Ao todo, o meio-campista disputou 918 jogos como profissional, com 110 gols.

Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

14º jogador do Brasil da Copa de 2014 a se aposentar

Fernandinho é o 14º jogador do Brasil na Copa do Mundo de 2014 a se aposentar do futebol profissional. Na campanha de 11 anos atrás, a Seleção treinada por Luiz Felipe Scolari chegou à semifinal e perdeu para a Alemanha por 7 a 1.

Titular no Mineirão, o então meio-campista do Manchester City recebeu críticas por falhar em três gols alemães: um marcado por Klose e dois de Toni Kroos.

Do elenco que terminou o Mundial na quarta posição – derrotado pela Holanda por 3 a 0 no jogo do 3º lugar -, também já penduraram as chuteiras os goleiros Júlio César, Jefferson e Victor; os laterais-direitos Daniel Alves e Maicon; os laterais-esquerdos Marcelo e Maxwell; o zagueiro Henrique; os meio-campistas Paulinho, Ramires e Hernanes; e os atacantes Fred e Jô.

Seguem em atividade os zagueiros Thiago Silva (Fluminense), David Luiz (Pafos, do Chipre) e Dante (Nice, da França); o volante Luiz Gustavo (São Paulo); o meia Oscar (São Paulo); e os atacantes Willian (Grêmio), Neymar (Santos), Bernard (Atlético) e Hulk (Atlético).

Compartilhe
Sair da versão mobile