Fim do sonho! A Seleção Brasileira perdeu para Portugal nos pênaltis (6 a 5), nesta segunda-feira (24/11), na Aspire Zone (Campo 7), em Doha, no Catar, e caiu na semifinal da Copa do Mundo Sub-17. O tempo regulamentar terminou empatado sem gols. Nas penalidades, o Brasil teve a chance de se classificar na quinta cobrança, mas falhou. Nas alternadas, Portugal saiu na frente, e Angelo cobrou mal para a Amarelinha.
Na grande final, Portugal vai encarar a Áustria, que eliminou a Itália. A partida está prevista para quinta-feira, dia 27 de novembro, às 13h, no Estádio Internacional Khalifa.
A Seleção encara a Itália na disputa do terceiro lugar, também na quinta, às 9h30 (de Brasília), na Aspire Zone.
O jogo
O primeiro tempo foi equilibrado. As duas equipes foram eficientes na marcação. O Brasil conseguiu anular bem o protagonismo do atacante português Anisio, enquanto Portugal foi eficiente em marcar Dell, o artilheiro brasileiro. Dos dois lados, os times encontraram dificuldades para finalizar com perigo.
Com o jogo truncado, com a posse de bola dividida e sem grandes chances, os chutes foram de fora da área, sem precisão. A melhor chance foi com Dell, que finalizou bem, mas o zagueiro Chelmik salvou em cima da linha.
Na segunda etapa, o desenho permaneceu o mesmo. Ainda com pouco poder ofensivo, as equipes deixaram a desejar, e as defesas e a marcação que tiveram destaque. No fim, Portugal renovou o fôlego com as substituições e se sobressaiu fisicamente, mas ainda não chegou com perigo na área brasileira.
A Seleção arriscou de bola parada e tentou pressionar, mas também sem sucesso. A decisão foi para os pênaltis!
Caminho do Brasil na Copa do Mundo
O Brasil foi líder do Grupo H do Mundial, com sete pontos. Foram duas goleadas: 7 a 0 em Honduras e 4 a 0 na Indonésia. Na última rodada, empatou por 1 a 1 com Zâmbia.
Na segunda fase, a Seleção eliminou o Paraguai, nos pênaltis, depois de um empate sem gols no tempo normal. Nas oitavas de final, foi de novo com emoção. O Brasil empatou com a França no tempo regular por 1 a 1 e avançou nos pênaltis.
Nas quartas de final, despachou Marrocos ao vencer por 2 a 1, com gol no último minuto de jogo.