Ele tem uma trajetória vitoriosa, é pentacampeão brasileiro e conquistou o título da Copa das Confederações de 2013 pela Seleção Brasileira. E, na reta final da carreira, decidiu jogar por um clube sem divisão nacional: o Pantanal, do Mato Grosso do Sul. Estamos falando do experiente volante Jean, de 39 anos.
Mas por que o meio-campista, que também atuou na lateral direita, saiu dos holofotes? A resposta é bem simples: para ficar perto de casa.
Jean Raphael Vanderlei Moreira nasceu em 24 de junho de 1986, em Campo Grande. Depois de rodar o país e construir carreira em grandes clubes, decidiu retornar para a cidade natal e acertar com o Pantanal, a primeira SAF sul-mato-grossense.
O volante disputou a temporada 2020 pelo Cruzeiro, emprestado pelo Palmeiras. Mas teve um ano complicado, com apenas nove jogos, muito em função de problemas físicos, além, é claro, da pandemia de COVID-19.
Então, Jean ficou dois anos e meio parado até acertar com o Retrô, de Pernambuco, após sugestão do amigo e ex-jogador Rivaldo. O clube pernambucano foi o caminho para se recuperar fisicamente e voltar a jogar.
Ele deixou o Retrô e, no início de 2025, acertou a volta para casa: assinou contrato com o Pantanal. Vínculo que foi renovado nessa sexta-feira (26/12) até 2026.
No momento, o clube sul-mato-grossense está sem divisão nacional. O Pantanal aguarda a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmar vaga na Série D do ano que vem.
Carreira de Jean
Jean iniciou a carreira no São Paulo. Antes de ter sequência de quatro temporadas no tricolor, passou por América, Marília e Penafiel-POR. Entre 2012 e 2015, o volante defendeu o Fluminense. Depois, até 2019, vestiu a camisa do Palmeiras, que o cedeu por empréstimo ao Cruzeiro na temporada posterior.
O jogador não rendeu na Raposa e entrou em campo apenas nove vezes, além de ter marcado um tento. Ele se despediu do clube mineiro e, dois anos e meio depois, assinou em definitivo com o Retrô, clube no qual permaneceu por duas temporadas antes de se transferir ao Pantanal.
No currículo, Jean, de 39 anos, acumula cinco títulos do Campeonato Brasileiro (em 2006 e 2008, pelo São Paulo; em 2012, pelo Fluminense; e em 2016 e 2018, pelo Palmeiras), um do Campeonato Paulista (2005, pelo tricolor paulista) e um do Campeonato Carioca (2012, pelo tricolor carioca). Pela Seleção Brasileira, o volante conquistou a Copa das Confederações em 2013.