SELEÇÃO BRASILEIRA

Zico destaca talento de Neymar, mas faz alerta sobre Copa: ‘Eu não devia ter ido’

Ídolo do Flamengo relembrou lesão que sofreu antes do Mundial de 1986 e fez comparação com Neymar

Em entrevista após o Jogo das Estrelas, Zico analisou as chances de Neymar disputar a próxima Copa do Mundo com a Seleção Brasileira. O ídolo do Flamengo inclusive, lembrou sua própria trajetória com a Amarelinha e a lesão que sofreu antes do Mundial de 1986, no México. Na visão do Galinho, a condição física de qualquer jogador deve ser prioridade na hora da convocação.

“Eu passei por isso em Copa do Mundo. Não devia ter ido e estava em uma condição inadequada para jogar futebol, sem ligamento (do joelho). E pago essa conta até hoje. Qualquer jogador se estiver bem, treinando, jogando, tendo continuidade… Pelo talento que (Neymar) tem, qualquer treinador gostaria de ter um cara como ele no time.”

Zico sobre Neymar disputar a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira

Segundo Zico, optar por ir à Copa sem condições físicas podem ter consequências, especialmente pela cobrança.

“Foi uma besteira que fiz, levo porrada até hoje por causa disso. Aí te chamam de amarelão, de perdedor, uma série de coisas. O mesmo se aplica ao Neymar: se ele não tiver condição, é melhor não ir. Se ele entrar, todo mundo vai exigir”, completou.

Lesão de Zico

Em agosto de 1985, durante duelo entre Bangu e Flamengo, o lateral Márcio Nunes atingiu Zico. A entrada provocou uma torção nos dois joelhos do então camisa 10. Zico, na época, passou por três cirurgias; A gravidade da lesão, aliada ao prazo curto para a disputa da Copa de 1986, fez com que Zico fosse convocado sem plenas condições de jogo.

Prova disso é que o técnico Telê Santana acabou utilizando o ídolo rubro-negro apenas em três partidas: contra Irlanda do Norte (terceira rodada), Polônia (oitavas de final) e França (quartas de final), algoz do Brasil naquele Mundial.

No jogo da eliminação brasileira, Zico perdeu um pênalti no tempo normal, quando o placar estava 1 a 1.

Situação de Neymar

Neymar sofreu uma série de lesões na temporada. Agora, se recupera de cirurgia para o tratamento de uma lesão no menisco medial, realizada no último dia 22 de dezembro. O procedimento foi um sucesso e o atleta do Santos já iniciou a reabilitação.

O vínculo do craque com o clube paulista termina em 31 de dezembro, e ele segue com o futuro indefinido. O grande objetivo de Neymar é estar em plenas condições para disputar a Copa do Mundo de 2026.

Compartilhe
Sair da versão mobile