Racismo

Jogador dá soco em torcedor por ofensa racista; veja vídeo

Steven Berghuis, do Ajax e da Seleção Holandesa, ouviu companheiro Brian Brobbey ser insultado de 'câncer preto' por torcedor do Twente
Foto do autor
Compartilhe

O atacante Steven Berghuis, do Ajax, agrediu um torcedor do Twente após ouvir o companheiro de time, Brian Brobbey, ser chamado de ‘câncer preto’. O jogador da Seleção Holandesa acertou um soco no adepto do time adversário em reação ao insulto racista direcionado a Brobbey. Veja o vídeo abaixo.

A ofensa racista ocorreu quando os jogadores do Ajax seguiam para o ônibus da delegação após derrota por 3 a 1 para o Twente, nesse domingo (28/5), fora de casa, pela última rodada do Campeonato Holandês. A tradicional equipe de Amsterdã terminou a Eredivisie na terceira posição da tabela.

Posteriormente, Berghuis se desculpou pela agressão em comunicado enviado à imprensa.

“Não deveria ter feito isso. Depois de cada jogo fora de casa, recebemos muitos xingamentos no ônibus, enquanto arranjamos tempo para dar autógrafos aos torcedores que pedem. Já estou acostumado com alguma coisa, mas as pessoas só pensam em poder gritar tudo. Entendo que minha reação não resolve nada. Isso não é bom, tenho uma função exemplar como jogador do Ajax.

Steven Berghuis, atacante do Ajax.

Em postagem no Instagram, Brobbey publicou uma foto ao lado de Berghuis em consideração pelo gesto antirracista.

Berghuis e Brobby

Steven Berghuis foi revelado pelo próprio Twente. Na Copa do Mundo de 2022, no Catar, o atacante de 31 anos integrou o grupo da Seleção Holandesa comandada por Louis van Gaal. Ele está no Ajax desde 2021.

Já Brian Brobby, de 21 anos, foi revelado pelo Ajax e tem passagens pelas seleções de base da Holanda.

Compartilhe