As eleições do Conselho Administrativo do América estão marcadas para a próxima terça-feira, 28 de novembro. Mesmo em ano de rebaixamento, a gestão não tem oposição e vai ao pleito com chapa única. Praticamente sem mudanças, a administração vai se reeleger com o objetivo de recolocar o clube na Série A do Campeonato Brasileiro.
O período de mandato será o triênio 2024/2025/2026. O atual presidente, Alencar da Silveira Júnior, se mantém na liderança da chapa. Ao No Ataque, o dirigente afirmou que a ‘falta’ de oposição é fruto do trabalho em conjunto no América.
“Nós podemos ter divergências e insatisfações, com alguns conselheiros, torcida, mas todo mundo quer o melhor. Vamos sempre remar para o mesmo lado. Não temos oposição, porque conseguimos levar todos para o mesmo lado. O América é uma família”
Alencar da Silveira Júnior, presidente do América
O que muda no Conselho?
A principal mudança é a saída de dois conselheiros. Euler Araújo e Glauco Xavier não farão mais parte do grupo. Além de Alencar, Américo Gasparini e Ricardo Raso seguem no Conselho. Os novos membros da chapa nomeada “América Forte” são Fernando Trivellato e Márcio Vidal.
Insatisfação e planos para 2024
No Brasileiro, o América teve o rebaixamento decretado com cinco rodadas de antecedência. Neste ano, o time acumulou marcas negativas, como a pior defesa da década, a queda mais precoce do clube e o risco de terminar com a quarta pior campanha geral dos pontos corridos.
Alencar deu razão para a insatisfação do torcedor com o desempenho da equipe neste ano e disse que a principal meta do Coelho para 2024 é retornar à Série A.
“Como torcedor, estou muito insatisfeito. Mas, como dirigente, fico feliz com o futebol, com a administração, com o patrimônio preservado. Nós sempre trabalhamos com pouco recurso e deu certo. E vamos continuar trabalhando assim, junto com a SAF”.
Alencar da Silveira Júnior
O presidente já estava no comando do clube na Série B de 2020 – ano em que subiu para a elite. Alencar disse que a missão é ‘repetir’ os feitos na Segunda Divisão. Em 2017, foi campeão da Série B, mas acabou caindo em 2018.
“Vamos fazer a Série B como sempre fizemos. Pra ser campeão, pra buscar. Nós sempre colocamos o América melhor do que estava”.
Eleição
O pleito ocorrerá na modalidade híbrida – presencial ou virtual, na terça, 28, de 10h às 19h. O conselheiro que optar pelo voto presencial deverá comparecer à sede administrativa do América, na Av. dos Andradas, nº 3000, Santa Efigênia, Piso G1 do Boulevard Shopping, em Belo Horizonte.