Copa São Paulo de Futebol Júnior

Conheça as promessas do América que disputarão a Copa São Paulo

Atual vice-campeão da Copinha, Coelho estreia no tradicional torneio de base nesta quinta-feira (4/1), contra o Capital-DF, em Tietê-SP
Foto do autor
Compartilhe

Atual vice-campeão, o América inicia a trajetória na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024 nesta quinta-feira (4/1), contra o Capital-DF, às 15h15, em Tietê. Com tradição em revelar grandes jogadores para o futebol mundial, o Coelho busca o segundo título da principal competição de base do Brasil – a geração de Gilberto Silva, Evanílson e Rinaldo levantou o troféu em 1996, com vitória sobre o rival Cruzeiro na final.

Para a Copinha deste ano, o clube mineiro aposta na continuidade do treinador Mairon César e na ascensão de jovens destaques que já acumulam experiência na equipe principal.

Na expectativa pela estreia do ‘Coelhãozinho’ no tradicional torneio sub-20, o No Ataque listou as promessas do time que a torcida americana deve ficar de olho. Veja abaixo!

Jhow

O zagueiro de 19 anos integrou o elenco do América na campanha do vice-campeonato da Copinha em 2023 e disputou nove partidas. Mais ‘cascudo’, o jogador de 19 anos é referência e um dos líderes do grupo alviverde que tenta melhor sorte no torneio deste ano.

“A preparação foi muito boa. Queremos estar novamente na final da Copa São Paulo, no dia 25 de janeiro. Sabemos que a Copa São Paulo é o principal torneio da categoria de base. Estamos empolgados e com desejo de vencer”, projetou Jhow.

Yago Santos

Com passagem por Portuguesa Santista e Palmeiras na base, Yago Santos chegou ao América em 2023. Na primeira temporada pelo Coelho, o meia de 20 anos disputou 27 partidas pelo time sub-20 e marcou dois gols. O bom desempenho rendeu a primeira convocação para a equipe principal.

Na última rodada do Campeonato Brasileiro, com o América rebaixado à Segunda Divisão, Yago Santos foi lançado pelo técnico interino Diogo Giacomini e estreou profissionalmente na derrota por 1 a 0 para o Goiás, no Independência. O garoto entrou no segundo tempo e atuou por 14 minutos.

Paulinho

O lateral-esquerdo de 19 anos também entrou em campo pela equipe profissional na partida de despedida do Coelho da Série A de 2023. Paulinho foi acionado na segunda etapa e permaneceu 23 minutos em campo.

Paulinho estreou pelo time principal do América logo em uma decisão: jogo de volta contra o Fortaleza, no Castelão, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. Ele jogou por 13 minutos na eliminação americana.

Samuel Alves

O lateral-direito de 19 anos também foi relacionado por Giacomini para o jogo contra o Goiás, mas não saiu do banco de reservas. Na Copa São Paulo de 2023, ele foi titular da posição e participou das oito partidas.

América na Copinha

Na temporada passada, o América chegou perto de conquistar o bicampeonato da Copinha. Na decisão, o Coelho foi superado pelo Palmeiras, no Canindé, por 2 a 1. O gol da vitória paulista saiu nos acréscimos do segundo tempo, para enorme frustração dos americanos.

Neste ano, o América está no Grupo 15 da Copa São Paulo, ao lado de Capital-DF, Comercial Tietê-SP e Ivinhema-MS. Todos os jogos da equipe na primeira fase ocorrerão em Tietê, cidade que fica no oeste do estado de São Paulo.

O América inscreveu 30 jogadores, sendo que 13 são remanescentes do vice-campeonato de 2023. Três deles seguem como titulares de Mairon César: Samuel Alves, Paulinho e Jhow.

O trio foi fundamental para o bom desempenho defensivo do América na edição passada da Copa São Paulo. O time sofreu apenas cinco gols em nove jogos – média de 0,55

A experiência dos atletas na competição e chegada de novos valores ao elenco foram valorizadas pelo técnico Mairon César.

“Os jogadores estão esperançosos com o que pode acontecer na Copa São Paulo. Quase metade do elenco esteve na campanha do ano passado, mas apenas três dos remanescentes foram titulares. Os atletas que compunham o elenco no ano passado vão nos ajudar bastante agora. Subiram alguns jogadores do sub-17, que agregaram muito ao time. Espero que todos estejam fortes mentalmente para a estreia”, declarou.

Compartilhe