AMÉRICA

Jogadores da base ou experientes? Técnico diz como deve escalar o América

Técnico Cauan de Almeida falou como deve montar o time do América, mesclando os jogadores mais experientes e os jovens da base
Foto do autor
Compartilhe

O América tem a tradição de valorizar os jogadores da base. Em 2023, muitos subiram para o profissional e tiveram destaque – um exemplo é o meio-campista Breno. Para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro em 2024, a experiência pode ser um trunfo para se dar bem na competição. Contudo, como fica o planejamento para utilização dos mais jovens?

Em coletiva nesta quarta-feira (10/1), o técnico Cauan de Almeida falou como pretende mesclar a experiência e a juventude no time. Ele destacou a necessidade do processo de transição e elogiou os atletas que já estrearam no profissional. Esses serão mantidos para a temporada 2024.

“O DNA do clube é o de aproveitamento da base. Eu ter passado por lá facilita muito o processo. O trabalho profissional sempre foi feito em conjunto com a base. Esse ano vamos fortalecer algumas pontas que podem ser melhoradas nessa transição. Já temos jogadores que fazem parte e vão continuar se desenvolvendo. A transição demanda algum tempo, os jogadores precisam de minutagem para se firmar no profissional”

Cauan de Almeida, técnico do América

Nas competições do ano passado, o América aproveitou nomes como Breno, Rodriguinho, Mateus Henrique, Renato Marques, Matheusinho, Júlio, e Adyson. O clube realizou, inclusive, a venda de jóia em 2023 – o lateral-direito Arthur foi negociado por 7 milhões de euros, que correspondem a mais de R$ 38 milhões, um recorde no clube (na cotação da época).

Cauan ressaltou a participação dos mais experientes no processo de transição e disse que esse é o ‘espírito’ que pretende manter na equipe.

“Os jogadores que estão aqui há mais tempo ajudam muito. São jogadores identificados e mais experientes, eles recebem muito bem os jogadores, quando sobem se sentem a vontade no ambiente. E isso acontece com naturalidade porque são valores do grupo. Isso fortalece os jogadores e o clube”, falou o treinador.

Por fim, o novo comandante evidenciou a movimentação no mercado em relação aos atletas da base. O volante Breno está na mira do futebol árabe e deve ter o negócio fechado em breve.

“É um clube que já tem se fortalecido no mercado. Já iniciamos com a venda do Breno, por exemplo. Vamos respeitar esse processo de transição, mas com certeza eles vão ajudar muito na conquista dos nossos objetivos”, finalizou.

Compartilhe