Principal jogador do ataque em 2023, Mastriani deixa o América em alta. O atacante, além de ter feito cinco gols na estreia do Campeonato Mineiro, se despediu em grande estilo após a goleada por 6 a 1 sobre o Ipatinga – com direito a gol – nesse domingo (28/1). O uruguaio figura no top 10 da artilharia das últimas dez temporadas do Coelho e ultrapassou grandes nomes que já vestiram a camisa alviverde.
Mastriani caiu nas graças da torcida rapidamente. O atacante ganhou destaque na Copa Sul-Americana, ano passado, e assumiu a titularidade no setor ofensivo. Com apurado senso de posicionamento e com poder de decisão aguçado, trouxe felicidade à torcida americana – apesar do ano catastrófico no Campeonato Brasileiro, que culminou no rebaixamento à Série B.
No total, o uruguaio de 30 anos marcou 21 gols em 42 jogos em 2023. Neste ano, balançou a rede seis vezes em apenas dois jogos. Na estreia do Mineiro, foi o grande nome da partida – cinco gols, sendo que quatro foram apenas no primeiro tempo.
O desempenho acima da média chamou a atenção de diversos clubes no mercado da bola. Em negociação de idas e vindas, o artilheiro foi vendido para o Athletico-PR e já foi, inclusive, anunciado.
Artilheiros do América
No ranking de artilheiros do Coelho, Mastriani ultrapassou grandes nomes. Ainda em 2023, o jogador já havia conquistado a melhor posição do top 10 das últimas temporadas, ao superar a marca de Obina – recordista que marcou 20 gols em 2014.
Além de Obina, Mastriani ultrapassou outros três nomes que marcaram a história do América – Somália, Rodriguinho e Marcelo Toscano. Com a somatória de 2024, o uruguaio chegou a 28 gols em 55 jogos.
- Somália – 25 gols em 67 jogos
- Rodriguinho – 22 gols em 104 jogos
- Marcelo Toscano – 22 gols em 134 jogos
- Obina – 20 gols em 50 jogos
O uruguaio igualou o número de gols do atacante Daniel Morais, que foi revelado pelo América em 2004. Com a camisa do Coelho, ele também fez 28 gols em 53 jogos.