FUTEBOL INTERNACIONAL

Atacante com 17 gols em sete jogos substituiu reforço do América

Martín Cauteruccio chegou ao clube peruano para suprir a saída do brasileiro Brenner, que fechou com o América
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Contratado pelo Sporting Cristal em janeiro, Martín Cauteruccio alcançou a impressionante marca de 17 gols em sete jogos em 2024. O uruguaio de 36 anos chegou ao clube peruano para suprir a saída do brasileiro Brenner, que fechou com o América.

Brenner defendeu o Cristal em 2023, sendo o artilheiro do elenco, com 15 gols em 42 jogos. O centroavante balançou a rede 13 vezes na Liga Peruana (30 jogos) e duas na Libertadores (10 jogos). Na Copa Sul-Americana, passou em branco nas duas partidas.

Em 25 de novembro de 2023, o Sporting Cristal anunciou a saída de Brenner. Pouco mais de um mês depois, o vice-campeão da Copa Libertadores de 1997 confirmou o uruguaio que construiu grande parte da carreira na Argentina.

Os 17 gols de Cauteruccio

Dos 17 gols de Cauteruccio em 2024, 13 foram no Campeonato Peruano (cinco jogos) e quatro na Libertadores (duas partidas). Ele fez todos os gols da equipe no confronto com o Always Ready, da Bolívia, pela 2ª fase preliminar do torneio continental.

Contudo, as grandes atuações do atacante não foram suficientes para evitar a eliminação da equipe treinada pelo brasileiro Enderson Moreira, ex-América e Cruzeiro.

O Cristal perdeu o primeiro jogo para o Always Ready por 6 a 1, em jogo realizado a mais de 4 mil metros de altitutde na cidade de El Alto, na Bolívia. No duelo de volta, Cauteruccio fez três gols, mas o triunfo por 3 a 1 foi insuficiente para a classificação.

Martín tem outros três hat-tricks em 2024: vitórias sobre ADT (6 a 2), Los Chankas (4 a 1) e Carlos A. Mannucci (4 a 0). Graças ao artilheiro, o Sporting Cristal lidera o Peruano, com 13 pontos – à frente de Sport Huancayo e Universitario no saldo de gols.

Números da carreira de Cauteruccio

  • Nacional (Uruguai): 30 jogos, 5 gols
  • Central Español (Uruguai): 14 jogos, 5 gols
  • Racing (Uruguai): 31 jogos, 14 gols
  • Quilmes (Argentina): 94 jogos, 35 gols
  • San Lorenzo (Argentina): 114 jogos, 42 gols
  • Cruz Azul (México): 108 jogos, 24 gols
  • Estudiantes (Argentina): 24 jogos, 6 gols
  • Aldosivi (Argentina): 52 jogos, 25 gols
  • Independiente (Argentina): 38 jogos, 12 gols
  • Sporting Cristal (Peru): 7 jogos, 17 gols

Total: 512 jogos e 185 gols

Fonte: versão espanhola da Wikipedia com base nos sites BDFA, Promiedos e ESPN

E Brenner?

O América buscou Brenner como alternativa para a saída de Gonzalo Mastriani – que fez seis gols nos dois primeiros jogos no Campeonato Mineiro de 2024 e foi vendido ao Athletico-PR por R$ 10 milhões.

Até o momento, Brenner disputou apenas alguns minutos no empate por 0 a 0 com o Villa Nova, no Independência, pela sexta rodada do estadual. No clássico com o Atlético, que terminou com o placar de 1 a 1, o camisa 9 não saiu do banco de reservas.

Desde a saída de Mastriani, o titular no Coelho tem sido Renato Marques, de 20 anos, formado nas categorias de base do clube. O jovem já contabilizou quatro gols em seis partidas na temporada.

Compartilhe