AMÉRICA

América encaminha contratação de Wallisson, ex-Cruzeiro

América tenta o empréstimo sem custos, com opção de compra dos direitos econômicos de Wallison, que pertence ao Athletic

O América está perto de fechar a contratação do volante Wallisson, ex-Cruzeiro. O jogador de 26 anos está no Athletic, mas tem conversas bem encaminhadas para assinar contrato de empréstimo com o Coelho para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. 

A reportagem de No Ataque apurou que o jovem atleta tem o desejo de permanecer em Minas Gerais e, por essa razão, rejeitou outras propostas de clubes da Série A. Ele vê com bons olhos a possibilidade de integrar o elenco americano na Segunda Divisão. 

O clube alviverde tenta o empréstimo sem custos, tendo a opção de compra dos direitos econômicos de Wallison fixadas no fim do período de cessão. 

Wallisson chegou ao Athletic para a segunda passagem em 5 de janeiro deste ano. Ele estava no Moreirense, de Portugal. O meia já havia atuado pelo clube de São João del-Rei em 2022, antes de defender a Ponte Preta. 

Com a camisa do Esquadrão de Aço, foram 12 partidas e nenhum gol marcado naquele momento. Em 2024, o volante entrou em campo em nove oportunidades e também passou em branco. 

A informação sobre a negociação por Wallisson foi adiantada pela rádio Itatiaia e confirmada pelo portal No Ataque

Divisão dos direitos econômicos de Wallisson

Os direitos econômicos de Wallisson estão divididos em três partes. Atual clube do jogador, o Athletic tem 30% do montante, mesma porcentagem do Cruzeiro. O atleta detém os 40% restantes do percentual. 

Wallisson tem contrato com o Athletic até dezembro de 2024.

Quando Wallisson poderia jogar pelo América?

Embora seja contratado pelo América, Wallisson só teria condições de jogo em abril. Isso porque a janela de transferências está fechada, mas há uma ‘brecha’ no regulamento que permite a inscrição de novos jogadores para clubes das Séries A e B entre os dias 1º e 19.

Para que isso ocorra, é preciso que os atletas tenham disputado o Estadual por outra equipe ou rescindido o contrato em comum acordo. Apenas dessa forma eles poderão ser regularizados no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Passagem pelo Cruzeiro

Contratado em dezembro de 2022, Wallisson teve uma passagem abaixo do esperado pelo Cruzeiro em 2023. O período do atleta em Belo Horizonte ficou marcado por atos de indisciplina e afastamento das atividades com o elenco profissional. 

Em contraponto às decisões da diretoria, o jogador se queixava da falta de oportunidades com o então treinador Pepa. 

Essas turbulências fizeram com que a Raposa vendesse o atleta ao Moreirense por R$ 1,7 milhão. O clube celeste era dono de 40% dos direitos econômicos do volante. 

Ao todo, Wallisson disputou 22 partidas, sendo nove como titular. No período, não fez gols e deu uma assistência. 

Compartilhe