Incontáveis são os brasileiros que já fizeram história em finais de Champions League. Neste sábado (1/6), o zagueiro Éder Militão e os atacantes Rodrygo e Vinicius Júnior, do Real Madrid, recebem os holofotes. Com passagens por times do Brasil, os três já fizeram história na Europa, assim como o lateral-direito Danilo, o único ex-América que já foi campeão da Liga dos Campeões.
Danilo foi campeão da Champions duas vezes consecutivas. Ele levantou a taça na temporada 2015/2016 e 2016/2017, pelo Real Madrid. Na época, tinha como companheiros de elenco os também brasileiros Marcelo, lateral-esquerdo atualmente no Fluminense, e o volante Casemiro, que defende o Manchester United.
Em 2015/2016, o Real bateu o Atlético de Madrid, nos pênaltis, para levantar a taça. Já no ano seguinte, venceu a Juventus por 4 a 1. Pela Champions, Danilo disputou sete jogos e contribuiu com uma assistência. Já em 2016/2017 foi menos utilizado e só esteve em campo em três oportunidades.
Depois da temporada campeã no Real Madrid, o lateral seguiu para o Manchester City e depois para a Juventus. Desde então, ele não esteve em outra final de Liga dos Campeões.
Danilo no América
Revelado pelo América, Danilo ficou no clube até 2009, ano em que foi campeão da Série C do Campeonato Brasileiro com o Coelho. Pelo profissional do alviverde, o lateral disputou 29 partidas e marcou quatro gols.