Novo reforço do América para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro, o atacante Jonathas tem longo currículo. Revelado pelo Cruzeiro, ele acumulou passagens no futebol nacional e internacional. Fora do país, brilhou no Elche, da Espanha, e e ficou abaixo apenas de Neymar há dez anos.
Jonathas chegou ao Elche em 2014 e se destacou no Campeonato Espanhol. Na edição de 2014/15 de La Liga, o atacante marcou 14 gols e deu cinco assistências em 34 jogos.
No ranking de artilharia de brasileiros, Jonathas só “perdeu para Neymar. Na época, o craque da Seleção Brasileira fazia sua segunda temporada no Barcelona, pelo qual marcou 22 gols e deu sete assistências em 33 jogos no Campeonato Espanhol. O time catalão se sagrou campeão nacional naquele ano.
A artilharia da temporada foi disputada de maneira “isolada” por Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. O português levou a melhor, com 48 gols, enquanto o argentino balançou a rede 43 vezes.
Apesar de ter terminado a competição em 13°, o Elche foi rebaixado à Segunda Divisão por causa de dívidas. Na ocasião, a queda foi anunciada quase duas semanas após a última rodada.
Jonathas deixou o Elche na temporada seguinte e foi para o Real Sociedad. Ele retornou ao Elche em 2019, mas teve números menos expressivos na segunda passagem – sete gols em 16 jogos.
Artilharia de La Liga 14/15
- Cristiano Ronaldo (Real Madrid) – 48 gols
- Lionel Messi (Barcelona) – 43 gols
- Neymar (Barcelona) – 22 gols
- Antoine Griezmann (Atlético de Madrid) – 22 gols
- Carlos Bacca (Sevilla) – 20 gols
- Aritz Aduriz (Bilbao) – 18 gols
- Alberto Bueno (Rayo Vallecano) – 17 gols
- Luis Suárez (Barcelona) – 16 gols
- Karim Benzema (Real Madrid) – 15 gols
- Jonathas (Elche) – 14 gols
- Sergio Garcia (Espanyol) – 14 gols
Jonathas no América
Jonathas, de 35 anos, assinou contrato com o Coelho até o dia 31 de maio de 2025 e chegou ao clube alviverde sem custos, já que ficou livre no mercado ao rescindir com o Athletic.