Ex-jogador do América, Juninho Valoura anunciou a aposentadoria do futebol aos 38 anos. No texto de despedida publicado no Instagram, o meio-campista agradeceu a familiares, amigos e clubes pelo apoio em quase duas décadas como atleta profissional.
Obrigado, meu Deus, por me ajudar realizar meu maior sonho, obrigado Mirla e Jotta por viverem o meu sonho, obrigado Pai e Mãe por sempre me apoiarem, obrigado minha família, obrigado amigos, obrigado a todos os clubes que me abriram as portas, obrigado a todas as pessoas que sempre acreditaram em mim e me ajudaram de alguma forma, obrigado por tudo FUTEBOL!!!
Juninho Valoura
Nascido no Rio de Janeiro em 20 de março de 1986, Juninho passou pela base de Madureira e America-RJ até se profissionalizar no Serrano. Posteriormente, defendeu o Duque de Caxias de 2007 a 2012 e também em 2014.
O versátil meio-campista – que também jogava como lateral – passou por América, Tombense, Macaé, Bahia, Ceará, Fortaleza, CRB e CSA. Dos oito títulos conquistados, destaque para a Série D de 2014 e a Copa do Nordeste em 2017.
Especialista em faltas e escanteios e bom chutador de longa distância, Juninho marcou 69 gols em 652 partidas. Ele se destacou principalmente no Bahia (106 jogos e 16 gols), no Duque de Caxias (167 jogos e 20 gols) e no Fortaleza (88 jogos e oito gols).
- América é o time que menos perdeu e o que mais empatou na Série B
- Goleiro do América cita cobrança e garante foco na Série B: ‘Cada jogo uma final’
- Ex-jogadores de América e Cruzeiro trocam empurrões antes de partida pela Série B
Juninho Valoura no América
Juninho teve duas passagens pelo América. Na primeira, em 2013, disputou 20 jogos e fez um gol. Na segunda, entre março de 2021 e agosto de 2022, esteve em campo em 44 oportunidades, com três tentos assinalados.
Foi no retorno ao Coelho que Juninho passou a usar o sobrenome Valoura para diferenciar do capitão Juninho. Em 2021, os xarás participaram da melhor campanha do time mineiro na Série A do Campeonato Brasileiro: oitavo lugar, com 53 pontos.
O bom desempenho valeu vaga na Copa Libertadores de 2022, na qual o América passou pelas duas fases preliminares (Guaraní-PAR e Barcelona-EQU) e entrou na fase de grupos ao lado de Atlético, Tolima-COL e Independiente del Valle-EQU.
Último clube de Juninho
O último clube de Juninho foi o CSA, pelo qual jogou de janeiro a junho de 2024. Em 24 partidas, marcou dois gols.
O volante acabou dispensado juntamente com outros sete colegas em razão do mau início do clube na Série C do Brasileiro (quatro empates e quatro derrotas nas oito primeiras rodadas).