América

América: Stênio relembra dificuldades na Europa e traça objetivo em 2025

Emprestado pelo Cruzeiro, Stênio foi apresentado oficialmente como reforço do América para sequência da temporada 2025

Atacante revelado pelo Cruzeiro, Stênio foi apresentado oficialmente pelo América nesta quinta-feira (27/3), no CT Lanna Drumond, em Contagem. Em entrevista coletiva, o jovem de 21 anos comentou as dificuldades e os aprendizados no futebol europeu – passou por Itália, Portugal e Ucrânia.

“A passagem que tive no futebol europeu agregou muito para a minha carreira e a minha experiência. Vivenciei um novo futebol, novos países, novas culturas. Tive algumas dificuldades longe de todo mundo, mas passei por cima. Acredito que agregou para mim no futebol e na vida pessoal”, destacou o novo camisa 17 do Coelho, emprestado pela Raposa até o fim de 2025.

A primeira experiência de Stênio na Europa foi pelo Torino, em 2021. Emprestado pelo Cruzeiro, o ponta defendeu o time sub-19 do clube de Turim por uma temporada. Ele marcou sete gols em 31 partidas na base italiana.  

Na volta ao Cruzeiro, Stênio acabou emprestado para o AVS, de Portugal.  Por lá, marcou um gol e uma assistência em 18 partidas entre 2022 e 2023. 

Em 2024, Stênio deixou o Cruzeiro novamente para se juntar ao Karpaty Lviv, da Ucrânia, onde não balançou a rede em 16 jogos realizados. 

Grande de Stênio objetivo no América

Campeão da Série B com o Cruzeiro, em 2022, Stênio colocou o acesso com o América para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro como o grande objetivo da temporada. 

“O meu objetivo, assim como o de todos os jogadores do América, é chegar ao fim do ano com o acesso e, se Deus quiser, com o título da Série B”, projetou.

O Coelho estreia na Série B contra o Botafogo-SP, no dia 5 de abril (sábado), às 18h30, no Independência, em Belo Horizonte.

Vice-campeão mineiro neste ano, o América tenta retornar à elite do futebol nacional na terceira temporada depois do rebaixamento à Segunda Divisão.

Reforços do América para a temporada 2025

Além de Stênio, o América se reforçou com dez jogadores para a temporada 2025: o goleiro Matheus Mendes; o lateral-direito Mariano; os meio-campistas Jhosefer, Miquéias e Cauan Barros; e os atacantes Miguelito, David Lopes, Figueiredo, Guilherme Pato e Willian Bigode.

Stênio no Cruzeiro 

Stênio foi destaque das categorias de base do Cruzeiro, sendo convocado em várias oportunidades para a Seleção Brasileira. Em 2023, ele conquistou o título do Campeonato Sul-Americano Sub-20 com a ‘amarelinha’. 

Entre empréstimos e retornos, Stênio marcou dois gols em 43 partidas pelo time principal do Cruzeiro. O ponta tem contrato com o clube celeste até o fim de 2026.

Compartilhe