Sebastião Salgado, um dos fotógrafos mais importantes do mundo, morreu nesta sexta-feira (23/5), aos 81 anos. Mineiro de Aimorés, no Vale do Rio Doce, era torcedor do América.
O fotógrafo também já se declarou torcedor do Fluminense, em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, em 2013. Contudo, a paixão pelo América surgiu ainda na infância a partir de um conterrâneo que defendeu o Coelho.
Também chamado Sebastião e também nascido em Aimorés, Tiãozinho Lima foi atleta do América nos anos 1950. Em entrevista ao Hoje em Dia, em 2014, o fotojornalista explicou que tinha o conterrâneo e xará como ídolo.
“Na minha cidade, todo mundo era América por causa do Tiãozinho Lima”, disse.
Na entrevista, Sebastião Salgado ressaltou: “Ainda sou americano“. Ainda lamentou a fase do clube, que, assim como hoje, estava na Série B do Campeonato Brasileiro. “O meu América não consegue se manter na primeira”, disse.
Morte de Sebastião Salgado
O falecimento foi divulgado pelo Intituto Terra, ONG fundada por Salgado que luta em defesa do meio ambiente. O fotógrafo morreu devido a complicações de uma malária contraída nos anos 1990.
Conhecido pelos retratos em preto e branco, o mineiro emocionou o mundo ao retratar tanto momentos históricos como do cotidiano, sempre com sutileza e sentimento.
Casado com Lélia Salgado desde 1967, Sebastião deixa os filhos Juliano e Rodrigo.
Homenagem do América
Torcedor do Coelho, Sebastião foi homenageado pelo clube. Na mensagem divulgada nas redes sociais, o América destacou o fotógrafo como ‘ícone mundial’ e desejou força para os familiares.
Leia na íntegra:
O América Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento de Sebastião Salgado, torcedor americano e ícone mundial da fotografia.
Mineiro de Aimorés, Salgado foi um verdadeiro mestre da fotografia, eternizando imagens icônicas com sua assinatura marcante em preto e branco.
Sebastião também se destacou como um importante defensor do meio ambiente, contribuindo com diversas organizações humanitárias e fundando o Instituto Terra, voltado à recuperação ambiental.
Seu legado como um dos maiores expoentes da fotografia mundial e do ambientalismo será eterno.
Desejamos muita força aos familiares, amigos e admiradores neste momento de dor.