O América vai homenagear o icônico fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. que morreu na última sexta-feira (23/5). O Coelho vai levar, na camisa do próximo jogo, um patch especial em parceria com o Instituto Terra.
Fundado por Salgado e a esposa, Lélia Salgado, em 1998, o Instituto Terra é uma organização não governamental (ONG) que defende a preservação e a reconstrução da Mata Atlântica.
Nesta terça-feira (27/5), o América recebe o Atlético-GO, no Independência, pela nona rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Além de homenagear o fotojornalista com o patch, parte das camisas usadas pelos jogadores no confronto serão leiloadas, e o valor será revertido ao Instituto Terra.
Sebastião Salgado torcia para o América
Mineiro de Aimorés, no Vale do Rio Doce, Salgado era torcedor do América.
O fotógrafo também já se declarou torcedor do Fluminense, em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, em 2013. Contudo, a paixão pelo América surgiu ainda na infância, a partir de um conterrâneo que defendeu o Coelho.
Também chamado Sebastião e também nascido em Aimorés, Tiãozinho Lima foi atleta do América nos anos 1950. Em entrevista ao jornal Hoje em Dia, em 2014, o fotojornalista explicou que tinha o conterrâneo e xará como ídolo.
“Na minha cidade, todo mundo era América por causa do Tiãozinho Lima”, disse.
Na entrevista, Sebastião Salgado ressaltou: “Ainda sou americano“.
Ele também lamentou a fase do clube, que, assim como hoje, estava na Série B do Campeonato Brasileiro: “O meu América não consegue se manter na Primeira”.