AMÉRICA

‘Rei do acesso’: novo técnico do América, Enderson Moreira é tricampeão da Série B

Treinador desembarca em Belo Horizonte com missão difícil de recuperar o América na busca pelo acesso à Série A

Após a demissão de William Batista, o América já tem um nome conhecido no comando da equipe para o restante da temporada. Enderson Moreira desembarca em Belo Horizonte para a terceira passagem pelo Coelho e traz consigo uma bagagem vitoriosa na Série B do Campeonato Brasileiro.

Nas nove edições que disputou da Segunda Divisão, o treinador de 53 anos levantou o troféu três vezes – uma delas, inclusive, pelo América, em 2017. Ele também conquistou o título com Goiás (2012) e Botafogo (2021). O bom retrospecto traz animação para a recuperação do Coelho no campeonato.

A missão, contudo, não é fácil. Com 10 rodadas da Série B já disputadas, o time mineiro está na 12ª colocação, com 13 pontos – cinco a menos que o Cuiabá, último colocado do G4.

O novo treinador, que assinou até o fim de 2025, já comanda a equipe no próximo confronto – contra a Ferroviária, no sábado (7/6), no Independência.

Enderson Moreira é multicampeão da Série B

A primeira passagem do treinador na Segunda Divisão não foi uma tarefa simples. Em 2011, assumiu o Goiás, que vivia a maior crise técnica da sua história ao lutar contra o rebaixamento à Série C. Em 12 rodadas, venceu sete jogos e fez o clube respirar – terminou na 11ª colocação.

No ano seguinte, Enderson seguiu no esmeraldino e conquistou seu primeiro título como treinador profissional: o Campeonato Goiano. Foi um prognóstico de um ano de sucesso. Com uma campanha sólida, levou o time ao bicampeonato da Série B.

O destaque do trabalho no Goiás fez com que o técnico conseguisse oportunidades na Primeira Divisão nacional após deixar o Centro-Oeste. Em 2016, assumiu o América em uma situação de extrema fragilidade: o Coelho era lanterna do Brasileirão, com apenas oito pontos em 15 rodadas.

O time mineiro acabou rebaixado à Série B, mas Enderson seguiu no comando para 2017 – e a decisão se mostrou acertada. Naquele ano, o América conquistou o título da Segunda Divisão batendo o favorito Internacional, que havia caído de divisão pela primeira vez na história.

Ele voltou a levantar o título da Segunda Divisão em 2021, quando assumiu um fragilizado Botafogo, que se preparava para virar SAF. Sob o comando do treinador, o Glorioso ‘embalou’ e sagrou-se campeão com uma rodada de antecedência, no campeonato que ficou conhecido como “Super Série B” e contou com Cruzeiro, Vasco e Grêmio.

Passagens pelo América

Mineiro de Belo Horizonte, Enderson teve uma curta passagem pelo América ainda no início da carreira, em 2009. Ele foi contratado para trabalhar nas categorias de base do Coelho, mas chegou a comandar o time principal como interino em três jogos.

Depois, o treinador voltou para a vitoriosa e longeva trajetória entre julho de 2016 e junho de 2018. Foram 111 jogos, com 43 vitórias, 32 empates e 36 derrotas.

Em 2017, chegou ao ápice da passagem pelo Coelho com a conquista da Série B. Seguiu no comando do time para a Primeira Divisão no ano seguinte, mas se despediu do América em junho de 2018 para assumir o Bahia.

Posteriormente, Enderson esteve à frente de Ceará, Goiás, Cruzeiro, Fortaleza e Botafogo.

Compartilhe