AMÉRICA

Alencar fala sobre saída do América: ‘Clube precisa de novas lideranças’

Alencar já estava ciente da situação quando assumiu a presidência do clube; ele ainda tem 'missão' antes de deixar o América

Compartilhe
google-news-logo

Presidente do América, Alencar da Silveira Júnior terá que deixar o cargo dentro de, no máximo, 90 dias. Isso porque ele foi indicado para vaga no conselho do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). Ao No Ataque, o mandatário explicou a saída e reafirmou que seguirá próximo do clube, mesmo que distante da cadeira administrativa.

De acordo com a lei, como o presidente estará no TCE, ele não pode acumular função à frente de uma associação esportiva. Alencar havia se candidatado para o posto e será indicado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para assumir. Ele está no oitavo mandato como deputado estadual pelo PDT na casa.

A informação foi adiantada pelo O Fator e confirmada pela reportagem.

Alencar explicou que já estava ciente da situação quando assumiu a presidência do clube, no início deste ano.

“Eu assumi a presidência do América em janeiro, porque o Salum deixou o cargo para cuidar da SAF, então eu já sabia (que teria que sair por causa da candidatura do TCE), mas naquele momento precisei assumir no lugar dele. Ainda vamos discutir quem vai entrar no meu lugar”, falou o presidente ao No Ataque.

Mesmo que um novo nome ainda não tenha surgido como substituto, o presidente do Coelho disse que enxerga a necessidade de uma renovação dentro do clube. Além de Alencar, estão no Conselho de Administração: Márcio Vidal Gomes da Gama, Américo Gasparini Filho, Ricardo Afonso Raso e Luiz Roberto Filizzola. Quem assumir a posição cumprirá mandato até o fim de 2026.

“Acho que o clube precisa de novas lideranças, precisa renovar. Já tem muitos anos com os mesmos nomes e é preciso essa renovação na diretoria também. Eu estive muito tempo no América e amo o clube. Uma pena que vou deixar antes do fim do mandato, mas vamos discutir internamente quem vai assumir”, opinou.

Por fim, Alencar reiterou que mesmo afastado do clube, não deixará de torcer. Ele contou que ainda tem uma última ‘missão’ para cumprir antes de deixar o cargo.

“Saio do América daqui a 60 ou 90 dias, mas eu quero sair com o América na zona de classificação (da Série B), é pra isso que estamos trabalhando. Então depois de tantos anos, conquista de Campeonato Mineiro, Série B, eu encerro um ciclo no América. Mas estou deixando o Conselho e indo para a arquibancada, não vou deixar de torcer, estarei lá da mesma forma”, finalizou.

Nota do América

Em nota, o América se pronunciou sobre a saída de Alencar. Leia na íntegra abaixo.

O Alencar conta com o apoio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais como candidato único à vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).

A sabatina está marcada para a próxima segunda-feira (14), etapa que o credenciará para a votação em plenário, prevista para agosto, após o recesso parlamentar. A condução da votação ficará a cargo do presidente da Assembleia, deputado Luiz Tadeu Martins Leite (MDB).

Após essa etapa, caberá ao governador Romeu Zema (NOVO) formalizar a nomeação, o que pode ocorrer em até 30 dias. A posse no Tribunal de Contas poderá ser realizada em até 60 dias após a nomeação oficial.

Durante esse período, Alencar da Silveira Jr. seguirá exercendo suas funções como presidente do América, conduzindo o processo de transição em conjunto com o Conselho de Administração, o Conselho Deliberativo e toda a Nação Americana, com responsabilidade, serenidade e compromisso com o Clube.

América na Série B

O América luta para voltar à Série A do Campeonato Brasileiro, mas se vê distante do objetivo. Após a derrota para o Athletic, a equipe caiu para a 12ª posição, com 20 pontos, a quatro de distância para o Avaí, o quarto colocado.

O Coelho volta a campo para enfrentar o Novorizontino, no sábado (12/7), às 16h, no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, o Jorjão, no interior de São Paulo, pela 16ª rodada da Série B.

Compartilhe
google-news-logo