Enderson Moreira não é mais técnico do América. O Coelho anunciou a saída do treinador e de toda a comissão técnica neste domingo (3/8), dia seguinte à derrota por 2 a 1 para o Botafogo-SP, na Arena Santa Cruz, em Ribeirão Preto, pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
“O América informa que Enderson Moreira não é mais o treinador do clube. O auxiliar técnico Luis Fernando Rosa Flores, o preparador físico Gerson Rocha, o preparador de goleiros Ailton Serafim e o analista de desempenho Victor Flores também deixam o Coelhão. O clube agradece aos profissionais pelos serviços prestados e deseja sucesso em seus futuros desafios”. publicou o clube nas redes sociais.
O América não divulgou quem assumirá a equipe no lugar de Enderson Moreira. O Coelho volta a campo pela Série B no próximo sábado (9/8), contra o Remo, às 16h, no Independência, em Belo Horizonte, pela 21ª rodada.
América na Série B
Com o resultado em Ribeirão Preto, o América chegou a seis jogos sem vencer na Série B – cinco derrotas e um empate.
Na 16ª posição, com 21 pontos, o clube mineiro pode entrar na zona de rebaixamento no complemento da 20ª rodada. Paysandu (19º, com 20 pontos) e Volta Redonda (17º, com 21 pontos) têm chances de ultrapassar a equipe.
Em 20 rodadas disputadas, o América tem seis vitórias, três empates e 11 derrotas na Segunda Divisão. Foram 21 gols marcados e 28 sofridos.
Enderson Moreira no América em 2025
Enderson chegou ao América no início de junho deste ano. O treinador de 53 anos substituiu William Batista no comando do Coelho. Na ocasião, o time mineiro estava na 13ª posição da Série B, com 13 pontos em 10 jogos.
Em 2025, Enderson Moreira esteve à frente do América em 10 partidas. Foram seis derrotas, duas vitórias e dois empates pela Série B, com 12 gols marcados e 16 sofridos.
Passagem anterior de Enderson Moreira pelo América
O treinador teve uma passagem melhor pelo América entre entre julho de 2016 e junho de 2018. Nesse período, disputou 111 jogos, com 43 vitórias, 32 empates e 36 derrotas.
Apesar de não ter evitado o rebaixamento à Série B, Enderson conseguiu fazer com que o Coelho melhorasse o desempenho no Brasileirão de 2016 e preparasse terreno para uma boa temporada seguinte.
O ápice do treinador no Lanna Drumond foi a conquista da Série B em 2017, desbancando o favoritismo do Internacional. O América contabilizou 73 pontos (dois a mais que os gaúchos), com 20 vitórias, 13 empates e apenas cinco derrotas.
Em junho de 2018, Enderson aceitou oferta do Bahia e deixou o América. O clube mineiro, que estava na 14ª posição da Série A, acabou rebaixado à Segunda Divisão ao término do ano.