FUTEBOL MINEIRO

América: Mariano chega a 400 vitórias na carreira e elege as seis mais marcantes; veja lista

Jogador tem 20 anos de carreira e passagem por nove clubes; lateral entrou em campo em 825 partidas oficiais

Compartilhe
google-news-logo

O lateral-direito Mariano atingiu 400 vitórias na terça-feira (2/9), no triunfo do América por 2 a 0 sobre o Avaí, pela 24ª rodada da Série B. Com mais de 20 anos de carreira e passagem por nove clubes, o lateral entrou em campo em 825 partidas oficiais. Ele apresenta 48% de resultados positivos quando esteve em campo.

“Não sei quantos jogadores no mundo têm essa porcentagem de vitórias, mas confesso que quando eu soube dessa marca, me passou um filme na cabeça. Tantos momentos vividos no futebol em muitos anos de carreira, uma sensação de dever cumprido, mas que ainda tem coisas pra viver”, comemorou Mariano.

O lateral relembrou algumas das vitórias mais marcantes na carreira:

  • Bahia 2 x 3 Atlético – 02/12/2021

“Nossa campanha com o Atlético foi mágica nesse Brasileirão. Inesquecível. E o jogo do Bahia, né. O que falar? Foi surreal! Nosso time era muito difícil de ser batido. Viramos o jogo em cinco minutos na Fonte Nova e carimbamos o título naquele dia. Encerramos o jejum do Galo no Brasileirão. Foi emocionante”.

  • Galatasaray 2 x 0 İstanbul Başakşehir – 15/04/2018 – Campeonato Turco 2017/18 – 29ª Rodada

“Essa vitória encaminhou nosso título naquela temporada. E eu fiz um gol, um golaço de fora da área de canhota. Era reta final do Campeonato Turco e a nossa vitória fez a gente passa o Besiktas e retomar a liderança. Foram três pontos muito importantes e, particularmente, ainda mais marcantes pra mim por ter feito um dos gols”.

  • Liverpool 1 x 3 Sevilla – 18/05/2016 – Final da Europa League 2015/16

“A gente ganhou aquela final de virada, o Liverpool tinha um timaço, com Coutinho, Firmino, e a gente também. Foi uma grande partida. Saímos atrás, mas dez minutos depois fiz uma boa jogada pela direita, uma jogada que resulta em uma bela assistência pro gol de empate. Depois, no segundo tempo, o Sevilla continuou em cima e fomos campeões com a virada de 3 a 1”.

  • Bordeaux 3 x 2 Évian – 31/05/2013 – Final da Copa da França

“Fiz uma assistência na final da Copa da França e lembro que foi um jogo muito intenso também. O Bordeaux não vencia a Copa há quase 30 anos. Entramos pra história do clube com aquela vitória”.

  • Cruzeiro 2 x 3 Fluminense – 01/11/2009 – Série A – 33ª Rodada

“Essa vitória é inesquecível, não só pra mim, como que acredito para todo torcedor do Fluminense. A gente saiu perdendo de 2 a 0 no Mineirão e viramos o jogo. Foi o momento que marcou nossa arrancada, tínhamos quase 100% de chance de queda e ficamos na Série A. Ali naquela virada foi o começo do Time de Guerreiros. Muito especial para mim”.

  • Guarani 2 x 1 Santo André – 09/07/2005 – Série B – 12ª rodada

“Esse jogo me marca muito até hoje. Fiz um dos gols e de perna esquerda ainda, raridade (risos). Foi um momento marcante pra mim no começo da minha carreira, o Guarani é um clube que tenho muito carinho também, foi onde tudo começou”.

Mariano no América

Aos 39 anos, Mariano deu sequência na carreira ao acertar com o América para 2025. Ele já disputou 23 partidas pelo clube.

Antes, o lateral-direito defendeu o Atlético de 2020 a 2024, fazendo parte do elenco que conquistou a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro em 2021.

Compartilhe
google-news-logo