AMÉRICA

América define novo presidente com saída de Alencar

Márcio Vidal, de 65 anos, assume o posto no Conselho de Adminstração do Coelho; Alencar deixa clube rumo ao TCE

Compartilhe
google-news-logo

O América tem um novo presidente. Com a saída de Alencar da Silveira Júnior, nesta terça-feira (9/9) o escolhido para assumir o comando do Conselho de Administração do clube foi Márcio Vidal

Alencar deixa o Coelho porque iniciou o trabalho como presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). De acordo com a lei, ele não pode acumular função à frente de uma associação esportiva. Apesar disso, continuará como membro do Conselho no América. 

“É com imensa gratidão que o América reconhece o legado deixado por Alencar na presidência do CA. Apesar da transição, ele permanecerá como membro do Conselho de Administração, assegurando que sua experiência e conhecimento sigam à disposição do Clube”, publicou o América, em comunicado.

O novo presidente do América

Márcio Vidal tem 65 anos e foi eleito como membro do Conselho para o triênio 2024-2026. Antes disso, ocupou a presidência do Conselho Deliberativo (2018 a 2023) do América por dois mandatos.

Conselheiro do Coelho desde 1996, é neto de Francisco da Gama Neto, presidente do clube nas décadas de 1930 e 1940.

Márcio é professor da Fundação Dom Cabral e, segundo o América, conta com mais de 30 anos de experiência em gestão empresarial. Ele atua em uma Escola de Negócios como orientador técnico de diversas empresas pelo Brasil.

Além dele, estão no Conselho de Administração do América Glauco do Carmo Xavier, Luiz Roberto Fillizola, Américo Gasparini Filho e Ricardo Afonso Raso.

Alencar no América

Em entrevista ao No Ataque, em julho, Alencar explicou que já estava ciente da situação quando assumiu a presidência do clube, no início deste ano.

“Eu assumi a presidência do América em janeiro, porque o Salum deixou o cargo para cuidar da SAF, então eu já sabia (que teria que sair por causa da candidatura do TCE), mas naquele momento precisei assumir no lugar dele”, disse.

“Acho que o clube precisa de novas lideranças, precisa renovar. Já tem muitos anos com os mesmos nomes e é preciso essa renovação na diretoria também. Eu estive muito tempo no América e amo o clube. Uma pena que vou deixar antes do fim do mandato”, completou.

Membro do Conselho de Administração desde 2009, Alencar tem 63 anos e estava no terceiro mandato à frente do colegiado. Ele era o presidente do clube nos títulos da Série C (2009) e da Série B do Campeonato Brasileiro (2017), e do Campeonato Mineiro (2016), além de campanhas de acesso à Série A, em 2015, 2017 e 2020.

Por outro lado, também esteve nas quedas à Segunda Divisão em 2011, 2016, 2018 e 2023. Nesta temporada, o Coelho luta para não cair à Série C. O time está em 17º lugar, com 26 pontos – dois a menos que o Botafogo-SP, primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Compartilhe
google-news-logo