Com brilho do goleiro Gustavo e gol decisivo de Miguelito, o América deixou a zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (21/9), o Coelho suportou o amplo domínio do Coritiba, então líder competição, e garantiu a vitória por 1 a 0, no Independência, em Belo Horizonte, pela 27ª rodada.
O jogo no Horto teve fortes emoções nos instantes finais. O Coritiba reclamou da não marcação de um pênalti em Gustavo no zagueiro Jacy. O árbitro Lucas Guimarães Rechatiko Horn não assinalou a infração depois de longa consulta ao VAR e ouviu muitas reclamações dos jogadores do Coxa após o apito final.
Classificação da Série B
Com o resultado, o América subiu ao 16º lugar da Série B. O Coelho chegou aos 30 pontos, apenas um a mais que o Botafogo-SP, que abre a zona do rebaixamento.
Já o Coritiba deixou escapar a oportunidade de voltar à liderança da Segunda Divisão. O Coxa caiu para o segundo lugar, com 47 pontos, um a menos que o Goiás – assumiu a ponta ao bater o Paysandu nesse sábado (20/9).
Próximos jogos de América e Coritiba na Série B
Na próxima rodada da Série B, o América enfrenta o Atlético-GO. O jogo será nesta quinta-feira (25/9), às 21h30, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia.
No mesmo dia, o Coritiba recebe o Criciúma, às 19h, no Couto Pereira, em Curitiba, também pela 28ª rodada.
Gustavo salva o América no primeiro tempo
O primeiro tempo foi de amplo domínio do Coritiba. Graças ao goleiro Gustavo, o América escapou de ficar em desvantagem no placar. O brilho do camisa 1 começou aos 28 minutos. Lucas Ronier mandou uma bomba de fora da área, Gustavo saltou no ângulo e mandou para escanteio com uma bela defesa.
Aos 33 minutos, o goleiro salvou o Coleho novamente em finalização de Vini Paulista. Pouco depois, Gustavo defendeu o chute de Wallisson. No rebote, Gustavo Coutinho acertou a trave americana. Aos 40′, foi a vez do cabeceio de Vini Paulista parar nas mãos de Gustavo.
Miguelito garante vitória do Coelho; Coxa protesta no fim
O roteiro do segundo tempo parecia o mesmo da etapa anterior: pressão e domínio do Coxa. No entanto, aos 24 minutos, Miguelito mudou os rumos do jogo depois de ótima jogada de Thauan. O jovem atacante passou pelo lateral Zeca, invadiu a área pela esquerda e tocou rasteiro para o boliviano, livre na segunda trave, só empurrar para a rede: 1 a 0.
Aos 27 minutos, o América balançou a rede do Independência novamente. Rafa Silva recebeu cruzamento de Miguelito e mandou no canto esquerdo do goleiro Pedro Morisco. O gol, porém, foi anulado depois de revisão do VAR devido a toque no braço do lateral-direito Júlio César antes de a bola entrar.
Nos acréscimos, os jogadores do Coritiba pediram marcação de pênalti em choque entre Gustavo e Jacy. Após longa revisão no monitor de vídeo, o árbitro Lucas Guimarães Rechatiko Horn não marcou a infração, para revolta do Coxa.
Aos 57 minutos, Gustavo fez mais uma grande defesa em forte chute de Josué, garantindo a vitória dramática do Coelho.
América 1 x 0 Coritiba
- América: Gustavo; Júlio César, Rodrigo Silva, Lução e Paulinho; Felipe Amaral (Emerson), Kauã Diniz e Fer Elizardi (Yago Souza); Stênio (Thauan), Arthur (Rafa Silva) e William Bigode (Miguelito). Técnico: Alberto Valentim.
- Coritiba: Pedro Morisco; Zeca, Maicon, Jacy e João Almeida (Bruno Melo); Sebastián Gómez, Wallisson (Josué) e Vini Paulista ( Carlos de Pena); Lucas Ronier, Iury Castilho (Nicolas Careca) e Gustavo Coutinho (Dellatorre). Técnico: Mozart Santos.
- Gol: Miguelito, 26 minutos do 2º tempo
- Cartões amarelos: Rafa Silva (América); Carlos de Pena e Josué (Coritiba)
- Data: domingo, 21 de setembro de 2025
- Local: Independência, Belo Horizonte (MG)
- Motivo: 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
- Árbitro: Lucas Guimaraes Rechatiko Horn (RS)
- Assistentes: Michael Stanislau (RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
- VAR: Charly Wendy Straub Deretti (SC)