O Desafio de Gigantes, no Mineirão, vai reunir grandes ídolos de Cruzeiro e Atlético. Entre os nomes, aparecem também jogadores que defenderam o América. No total, são 14 que passaram pelo Coelho, sendo que três atletas vestiram a camisa dos três times de Belo Horizonte e dois atuaram apenas no alviverde.
O jogo festivo vai comemorar os 60 anos do Gigante da Pampulha, palco de muitas conquistas de Cruzeiro e Atlético. A partida vai rivalizar os ídolos Ronaldinho e Alex, que já têm os times formados – entre eles, campeões pela Raposa em 2003, assim como aqueles que foram vitoriosos pelo Galo em 2013. O duelo será neste sábado (11/10), às 16h, no Mineirão.
Com as duas equipes já montadas, o lado do Atlético conta com seis ex-jogadores do América, enquanto o Cruzeiro tem oito atletas que passaram pelo Coelho.
Da lista, o atacante Somália, que está no time do Atlético, e o meio-campista Moisés, da equipe do Cruzeiro, são os únicos que defenderam apenas as cores verde e preta.
Os laterais-direito Evanilson e Patri e o atacante Fábio Júnior são os três que defenderam Atlético, Cruzeiro e América ao longo da carreira.
Lima
Lima chegou ao Lanna Drumond em maio de 2017 e participou da campanha do título da Série B. Em abril de 2018, o defensor sentiu dores no joelho direito e foi submetido a um procedimento cirúrgico, o que o afastou dos gramados.
No início de 2019, enquanto se recuperava da lesão, o defensor chegou a viver momentos de incerteza no América. No total, foram apenas sete jogos com a camisa do Coelho.
Patric
Patric chegou ao América em 2021 e logo se tornou titular. Ele contribuiu com a campanha no Campeonato Brasileiro que levou o time à Copa Libertadores pela primeira vez em sua história.
Em 2022, Patric começou a temporada como titular, mas perdeu a vaga para Raúl Cáceres ao longo do ano. No total, foram 50 jogos, um gol e quatro assistências.
Mancini
Revelado pelo Atlético, Mancini chegou ao América em 2014 após se destacar no Villa Nova. Ele permaneceu no Coelho por duas temporadas: foram 56 jogos, 15 gols e oito assistências.
Rafael Moura
Rafael Moura foi contratado pelo América no inicio da temporada de 2018. O ‘He-Man’ disputou 40 partidas com a camisa do Coelho e balançou as redes nove vezes.
Somália
Somália foi revelado pelo América em 1997. Ele defendeu o clube em duas oportunidades: entre 1998 e 1999 e depois em 2001.
Renaldo
Renaldo chegou ao América em 2002 e teve uma curta passagem pelo clube, com apenas 18 jogos disputados, oito gols marcados e duas assistências.
Célio Lúcio
A passagem de Célio Lúcio pelo América também foi breve. Revelado pelo Cruzeiro, ele defendeu o Coelho em 2002, ano em que disputou apenas 11 partidas.
Ruy Cabeção
Ruy Cabeção foi revelado pelo América em 1995, onde permaneceu até 2001, quando se transferiu para o rival, Cruzeiro. Pelo Coelho, foram 79 jogos e seis gols.
Ceará
Ceará foi campeão da Série B com o América em 2017, mas disputou apenas cinco jogos pelo clube devido às lesões sofridas ao longo daquele ano.
Evanilson
Evanilson defendeu o América em duas oportunidades. A primeira, entre 1993 até 1998. Depois, retornou ao clube em 2009, quando conquistou a Série C, e ficou até 2010.
Wagner
Wagner foi revelado pelo América em 2003, onde permaneceu até 2004, antes de ir para o Cruzeiro.
Moisés
Pelo América, Moisés se destacou na conquista do título da Série C do Campeonato Brasileiro, em 2009, e conquistou o coração da torcida.
Ao todo, somando as três passagens pelo América, Moisés disputou 97 jogos, marcou oito gols e anotou três assistências.
Geovanni
A primeira passagem de Geovanni pelo América foi em 1998. Depois, ele retornou ao clube em 2012 e ficou até 2013. Nesta última passagem, foram 18 jogos e um gol.
Fábio Júnior
Fábio Júnior ficou no América por quatro temporadas: de 2010 a 2013. Ídolo do clube, ele soma 183 jogos, 72 gols e três assistências com a camisa do Coelho.
Lado do Atlético
- Lima (zagueiro)
- Patric (lateral)
- Mancini (meia)
- Rafael Moura (atacante)
- Somália (atacante)
- Renaldo (atacante)
Lado do Cruzeiro
- Célio Lúcio (zagueiro)
- Ruy Cabeção (lateral)
- Ceará (lateral)
- Evanilson (lateral)
- Wagner (meia)
- Moisés (meia)
- Geovanni (atacante)
- Fábio Júnior (atacante)