O América se classificou às semifinais da Copa do Brasil ao vencer o Paysandu nos pênaltis por 4 a 3, nesta quarta-feira (19/11), no Estádio da Curuzu, em Belém (PA). No tempo normal, o Papão ganhou o jogo de volta das quartas de final por 1 a 0 – mesmo placar obtido pelo Coelho na partida de ida, no Independência, em Belo Horizonte.
Depois de controlar o primeiro tempo e criar chances para abrir o placar, o Coelhinho se complicou na etapa final a partir da expulsão de Luis Henrique, logo aos dois minutos.
Com um a menos, a equipe mineira passou por mudanças. Bernardo, Cauê Araújo, Kaíque Zizero, Basile e Felipe Scharan foram acionados pelo técnico João Batista.
Apesar da desvantagem em número de atletas, o América voltou a levar perigo no segundo tempo. Aos 33 minutos, Jhonatan Lima acertou a trave em cobrança de falta.
Aos 35, Kauê Ricardo chegou em velocidade pela esquerda e finalizou no alvo. O goleiro do Papão espalmou, e Basile quase chegou a tempo para aproveitar o rebote.
O drama americano aumentou nos acréscimos, quando a arbitragem assinalou pênalti para o Paysandu. Ângelo marcouaos 47 minutos e garantiu o triunfo ao clube paraense no tempo normal.
Nos pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Lecce, do Coelho, que defendeu uma cobrança. O Paysandu ainda desperdiçou outra batida ao mandar para fora. O América, por sua vez, manteve 100% de aproveitamento e segue na briga pelo título do torneio.
Próximo adversário do Coelho
O próximo adversário do Coelho na Copa do Brasil Sub-20 é, de certa forma, uma surpresa. Trata-se do Iape, clube do Maranhão que disputará a Série D do Campeonato Brasileiro em 2026.
No torneio de base, o Iape eliminou o Novorizontino nas quartas de final ao vencer hoje por 1 a 0, no Castelão, em São Luís. O primeiro jogo, em Novo Horizonte (SP), ficou empatado por 1 a 1.
Antes, o Iape superou Santa Cruz-AC (1ª fase) e Monte Roraima (oitavas de final). Já o América passou por Vila Nova-GO (1ª fase) e Vasco (oitavas de final).
O nome Iape é uma sigla e significa Instituto de Administração de Projetos Educacionais Futebol Clube. A agremiação fundada em 2008 já enfrentou o Atlético na Copa do Brasil: perdeu os jogos de ida e volta da primeira fase por 3 a 2 e 8 a 1.
Na competição sub-20, América e Iape também vão medir forças em duas partidas. A Confederação Brasileira de Futebol divulgará em breve datas, horários e locais dos jogos.
O clube classificado pegará Atlétco ou São Paulo na final da Copa do Brasil Sub-20.