Athletico-PR e América se enfrentam neste domingo (23/11), às 16h30 (horário de Brasília), na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 38ª rodada e última da Série B do Campeonato Brasileiro. Abaixo, veja desfalques e prováveis escalações da partida.
Athletico-PR
O Athletico tem dois desfalques para o jogo decisivo contra o América: o zagueiro Benavídez e o atacante Leozinho, suspensos com o terceiro cartão amarelo.
O lateral-esquerdo Léo Derik se recupera de edema ósseo no joelho direito e é dúvida.
Aguirre deve ser o substituto de Benavídez e formar a linha de três zagueiros. A vaga na ala esquerda deve ficar com Patrick, caso Leo Derik seja vetado.
Dessa forma, Odair Hellmann deve mandar o Furacão a campo com Santos; Aguirre, Terán e Arthur Dias; Mendoza, Felipinho, Zapelli e Patrick (Léo Derik); Luiz Fernando, Julimar e Viveros.
América
No América, o goleiro Gustavo e o zagueiro Lucão voltam ao time titular depois de suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O técnico Alberto Valentin também terá o retorno do meia-atacante Miguelito, que estava com a Seleção Boliviana na Data Fifa de novembro.
No entanto, o Coelho não conta com o meia Yago Souza, fora da partida em Curitiba devido ao terceiro cartão amarelo.
A possível escalação do América na capital paranaense tem Gustavo; Emerson, Ricardo Silva e Lucão; Júlio, Kauã Diniz, Felipe Amaral, Miguelito e Paulinho; Willian Bigode e Thauan.
No departamento médico, o América tem 11 desfalques por lesão: Dalbert (lesão na coxa esquerda); Maguinho (dor no púbis); Marlon (lesão no joelho direito); Samuel Alves (dores no púbis); Alê (lesão no joelho esquerdo), Elizari (lesão no joelho direito); Titi Ortiz (lesão muscular na panturrilha esquerda); Heber (fratura no cotovelo direito); Aloísio (lesão muscular na coxa direita); Jacaré (lesão no joelho esquerdo); e Arthur (dores no pé esquerdo).
Situação do Athletico-PR na Série B
O time rubro-negro é o vice-líder da Segunda Divisão, com 62 pontos, três a menos que o Coritiba, primeiro colocado.
Para assegurar o acesso, o Furacão precisa somente de um empate diante do América. E para levantar a taça, a equipe do técnico Odair Hellmann torce por derrota do Coxa no jogo contra o já rebaixado Amazonas, fora de casa, além do triunfo sobre o Coelho.
Caso essa combinação ocorra, ambos terminariam com 65 pontos, mas o Athletico ficaria com o bicampeonato da Série B devido ao saldo de vitórias, o primeiro critério de desempate – 19 contra 18 do Coritiba.
Em caso de derrota para o América, o Furacão dependeria de tropeço de Criciúma (3º com 61), Goiás (4º com 61) ou Chapecoense (5º com 59) para subir à Série A do Campeonato Brasileiro de 2026.
Situação do América na Série B
O América está na 13ª colocação da Série B, com 46 pontos.
O América se livrou do risco de queda à Série C devido ao empate do Athletic (15º colocado, com 41 pontos) com o Coritiba, no Couto Pereira, na rodada passada.
No jogo anterior – empate sem gols com o Cuiabá, no Independência -, o Coelho já entrou em campo sem a ameaça do rebaixamento.